Há 57 minutos
No trecho da Avenida Autaz Mirim, onde as intervenções do Prosamin+ acontecem, foi montado um desvio, para garantir a fluidez do trânsito
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas dará início, nesta quinta-feira (15/08), à construção da ponte sobre o Igarapé do Quarenta, na Avenida Autaz Mirim, zona leste, como parte das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin)+. A ponte vai substituir uma antiga galeria que existia no local, reduzindo os riscos de alagações para as famílias da Comunidade da Sharp, que residem na área. Em razão da obra, o trânsito na avenida Autaz Mirim foi desviado temporariamente.
O desvio, no sentido da rotatória do Armando Mendes em direção à Bola do São José, não afetará o fluxo de veículos, pois contará com três faixas de rolamento, mantendo o mesmo número de faixas existentes na Avenida Autaz Mirim. Já no sentido contrário, para quem se desloca da Bola do São José em direção à rotatória do Armando Mendes, a pista permanecerá inalterada.
De acordo com o secretário UGPE, Marcellus Campêlo, sob a ponte será criado um canal de macrodrenagem, ampliando a seção de escoamento do igarapé, de 5 para 14 metros, eliminando um dos pontos de alagamento que afetam a Comunidade da Sharp. A obra da ponte está iniciando com a perfuração e concretagem das estacas de fundação.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Segundo Marcellus Campêlo, o desvio de tráfego foi planejado para manter a fluidez do trânsito, durante a execução das obras. A interdição, afirma, trará benefícios para a comunidade. “Colocamos sinalização no local, para dar ainda mais segurança aos veículos. A previsão é que, na quinta-feira (15/08), comecem a ser cravadas as estacas para a ponte de concreto. Essa obra beneficiará os moradores da área, principalmente no período de fortes chuvas, diminuindo os riscos de alagação”, afirmou.
Com o avanço de outras frentes de obras no local, já é possível perceber uma redução nas alagações naquela área, evidenciando os resultados das intervenções do programa, que está trabalhando para melhorar o escoamento das águas do Igarapé do Quarenta, disse ele.
Foto: Tiago Corrêa/UGPE
A obra do Prosamin+, que está sendo feita neste trecho, chamado de platô da Sharp, inclui ainda a construção recém iniciada de um conjunto habitacional com 176 apartamentos. Em toda a Comunidade da Sharp, serão erguidos 616 apartamentos, distribuídos em 77 blocos.
O subcoordenador de Engenharia da UGPE, João Benaion, destacou que foram feitos 4.022 metros de rede coletora de esgoto, cerca de 556 ligações domiciliares. Na área também foi implantado um viveiro, onde foram produzidas mais de 10 mil mudas de árvores para o reflorestamento que será feito nas áreas de intervenção. Também será construído um Centro de Reservação e Distribuição de Água (CRD-01) e uma Estação Elevatória de Esgoto.