Há 54 minutos
As capacitações fazem parte das ações previstas nas políticas de gênero do programa
Foto: Julia Lobão/UGPE
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu mais uma turma do curso de Tranças e Penteados Profissionais, oferecido para as mulheres do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Realizado em parceria com Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o curso faz parte das ações de capacitação para o mercado de trabalho previstas no programa.
A cerimônia de encerramento com a certificação das alunas aconteceu na Associação de Moradores do Armando Mendes (Amabam), na quarta-feira (10/07). Foram certificadas 11 mulheres da Comunidade da Sharp e adjacências na zona leste, área de intervenção do Prosamin+.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca a importância das capacitações, inseridas na política de gênero do Prosamin+. “O objetivo é estimular as mulheres das áreas de atuação do programa a desenvolverem suas habilidades profissionais, promover o empreendedorismo, oportunidades de emprego e a geração de renda”, afirma.
Foto: Julia Lobão/UGPE
Segundo a instrutora Mirelle Nogueira, que ministrou o curso, a capacitação é uma oportunidade para as profissionais que já atuam na área da beleza e que buscam aperfeiçoar suas habilidades através de novas técnicas.
“Ensinamos as técnicas de penteados clássicos muito requisitados, como trança boxeadora, penteados para eventos, casamentos e outras festas. O curso é um incentivo para o crescimento profissional delas, permitindo que possam abrir seus próprios negócios,” disse.
Emilene Mariano, moradora da comunidade da Sharp e certificada pelo curso, ressaltou a importância da capacitação para as mulheres beneficiadas pelo Prosamin+. “O que aprendi aqui é uma nova profissão na minha vida. Já sou empreendedora e, agora, tenho mais uma habilidade no meu leque de opções profissionais. Com certeza, o aprendizado que tivemos neste curso foi de extrema importância para quem quer empreender e ter uma renda”, afirmou.