O vereador Elan Alencar (DC), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), chamou a atenção para o diagnóstico precoce e combate aos fatores de risco do câncer. O Dia Mundial do Combate ao Câncer foi comemorado na segunda-feira, 8 de abril, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o parlamentar, o objetivo da data é conscientizar as pessoas para a importância de descobrir a doença na fase inicial, aumentando as chances de cura.
“Este dia também é importante para incentivar a reflexão de que o câncer vai além da questão da saúde e envolve consequências sociais, econômicas, de direitos humanos e de desenvolvimento dos próprios países”, pontuou o vereador.
Dia Mundial – O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado com o objetivo de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer. Atualmente a doença é a segunda que mais mata pessoas em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
“A ida ao médico regularmente é uma ação importante para a população. A realização de exames permite que o câncer seja diagnosticado no início, aumentando as chances de cura e de tratamentos menos agressivos”, finalizou o parlamentar.
Vacinação – Dos 5.450 novos casos de câncer esperados para o Amazonas em 2024, os mais frequentes são o câncer de colo uterino, próstata e mama. Entre as medidas está a vacinação de meninas e meninos dos 9 aos 14 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV), prevenindo o desenvolvimento dos cânceres de colo uterino, pênis, ânus e orofaringe. Há, também, a vacina contra a hepatite B, importante para evitar o câncer de fígado.
Texto: Vanessa Rocha – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM
The post Vereador Elan Alencar chama atenção para diagnóstico precoce e ações de combate ao câncer appeared first on Câmara Municipal de Manaus.