17 de jul de 2024 | 14:13
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, cumpriu, nesta quarta-feira (17/07), mandados de prisão preventiva contra dois homens de 56 e 44 anos, por crimes no âmbito da violência doméstica contra suas ex-companheiras, de 30 e 22 anos, respectivamente. As prisões ocorreram em locais distintos na capital.
Conforme a delegada Alessandra Trigueiro, titular da DECCM Norte/Leste, em relação ao primeiro caso, as diligências iniciaram após a vítima, 30, comparecer à delegacia e relatar que seu ex-companheiro, 56, descumpriu uma medida protetiva concedida pela Justiça.
“Em depoimento, a mulher relatou que o autor descumpriu a medida após ameaçá-la de morte e exigir que ela desistisse do processo movido contra ele. Diante da situação, representei à Justiça pela prisão do autor e a ordem judicial foi deferida”, explicou a delegada.
O homem foi localizado e preso em Manaus. Ele responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça no âmbito da violência doméstica.
Em relação ao segundo caso, a autoridade policial contou que o mandado de prisão em nome do infrator, 44, foi expedido em maio de 2023. Alguns dias antes da expedição da decisão judicial, a vítima comunicou que ele quebrou uma medida cautelar.
“Segundo a vítima, o autor não aceitava o fim do relacionamento. Inclusive, ele a agrediu após ela negar reatar a união. No momento da agressão, ele também a trancou despida no banheiro de casa, não deixando-a sair”, detalhou Trigueiro.
Com a ordem judicial decretada, o homem fugiu para outro estado e passou a ser considerado foragido da Justiça. No entanto, ao retornar para Manaus, a equipe da DECCM Norte/Leste tomou conhecimento do seu paradeiro e foi ao local cumprir o mandado.
Ele vai responder pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, ameaça e lesão corporal e ficará à disposição da Justiça.