Criado: Segunda, 26 Agosto 2024 17:30
Espaço contará com tecnologia de ponta e práticas sustentáveis
MANICORÉ (AM) – Com conclusão prevista para as próximas semanas, as obras da nova sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) em Manicoré receberam uma visita técnica liderada pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior. A inspeção, que teve como foco os últimos detalhes do novo prédio, ocorreu na manhã desta segunda-feira (26/08).
O novo edifício, que se destaca pelas características de sustentabilidade e acessibilidade, é parte de um amplo projeto de interiorização do MPAM, que tem ampliado sua presença além da capital nos últimos anos. A sede em Manicoré contará com recepção, brinquedoteca, banheiros, um pequeno auditório, copa e salas para duas promotorias, com espaço de expansão para uma terceira promotoria.
A edificação também incorpora soluções sustentáveis, como painéis solares para captação de energia e um sistema de reaproveitamento da água da chuva, destinado à irrigação e uso nos banheiros. “É uma grande alegria ter um espaço como esse, amplo, com conforto e acessibilidade, para melhor receber a população. É o Ministério Público se fazendo presente no interior do Amazonas”, comentou o promotor titular das comarcas de Manicoré, Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra.
Outro destaque da nova sede será a instalação de uma antena de internet por satélite, através do sistema Starlink, o que garantirá melhor conectividade à comarca. Além disso, o edifício será equipado com um sensor PurpleAir PA-II-FLEX para monitoramento da qualidade do ar na região. Este equipamento, fruto de acordos judiciais e extrajudiciais firmados pelo MPAM, vai auxiliar as operações de combate a queimadas e outras atividades de fiscalização ambiental conduzidas pelo promotor local.
“Em breve, vamos inaugurar mais uma sede no interior do Amazonas, que vai trazer mais dignidade para o colega promotor no atendimento das demandas da população. É importante o Ministério Público se fazer presente em cada município”, afirmou o PGJ durante a visita.
Atualmente, as promotorias de Manicoré funcionam em uma sala do Fórum Dr. Coriolano Lindoso, localizado no Centro da cidade. A inauguração da nova sede está programada para outubro, quando também será apresentada a proposta de implantação do projeto IDH+ no município, iniciativa que visa a melhorar as condições de vida da população por meio do diagnóstico e reformulação de políticas públicas, nos moldes do projeto já iniciado em Coari.
Atuação no interior
O MPAM tem investido significativamente na interiorização e modernização de suas instalações. Recentemente, novas sedes foram inauguradas em Coari, Manacapuru, Maués, Anori, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Urucurituba, enquanto as sedes de Itamarati, Carauari, Barreirinha, Tefé, Autazes e Novo Airão passaram por reformas. A inspeção à sede de Lábrea ocorreu em julho, e na próxima quarta-feira (28), será inaugurada a nova sede no Careiro da Várzea.
Texto: Steven ConteFoto: Ulisses Farias