Nesta quarta-feira (18), dia que antecede o evento “Porto de Chancay: Oportunidades e Desafios para Integração com a Zona Franca de Manaus e Amazônia Ocidental”, será realizada uma série de visitas técnicas com o objetivo de aproximar agentes portuários do Peru e do Brasil. A programação, que começa às 9h, inclui uma reunião na sede da Suframa, visitas aos portos Chibatão e SuperTerminais, além de um encontro na Moto Honda da Amazônia, para demonstração de um caso de sucesso do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Essas visitas têm o intuito de promover uma maior integração entre os gestores do porto de Chancay e os nossos agentes portuários, além de proporcionar um entendimento prático sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus”, explicou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.
Participarão das visitas o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária Nacional do Peru, Juan Carlos Paz Cárdenas, o gerente de Relações Institucionais da Cosco Shipping Ports Chancay, Gonzálo Ríos, e a Cônsul-Geral do Peru em Manaus, Silvia Seperak. Também estarão presentes representando a Suframa, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e o gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.
Evento Na quinta-feira (19), o auditório da Suframa será o palco para discussões estratégicas sobre as oportunidades e os desafios que o Porto de Chancay, no Peru, trará para a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus, a Amazônia Ocidental e os mercados asiáticos. O evento, organizado pela Suframa em parceria com a Embaixada do Peru no Brasil, iniciará às 8h30, reunindo autoridades, empresários do PIM, associações e representantes do governo.
A sessão de abertura contará com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, e da ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (a confirmar). O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, também participará, com uma reunião agendada na sede da Suframa após integrar a abertura do evento.
Entre os palestrantes, Juan Carlos Paz Cárdenas, da Autoridade Portuária Nacional do Peru, detalhará o funcionamento do Porto de Chancay e suas capacidades. Gonzálo Ríos, da Cosco Shipping, apresentará o papel estratégico do porto para o comércio intercontinental, e Claudia Parra, do Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru, discutirá as novas rotas de exportação para a Ásia via corredores interoceânicos.
Chancay
O Porto de Chancay, cuja inauguração oficial está prevista para 17 de novembro de 2024, foi desenvolvido com um investimento de US$ 3,6 bilhões. Ele promete transformar as rotas de comércio entre a América do Sul e a Ásia, reduzindo o tempo de transporte de mercadorias entre Manaus e a China de 46 para até 20 dias, através de uma conexão direta com o porto peruano e Tabatinga. Na fase inicial, o porto deverá movimentar cerca de um milhão de contêineres por ano, criando novas oportunidades para o comércio exterior brasileiro e asiático.
A iniciativa da rota Chancay-Manaus faz parte das rotas de Integração Sul-Americana, portanto, além de representar uma oportunidade de importação e de exportação entre a Ásia e a América do Sul também é uma oportunidade de integração comercial entre os países sul-americanos.