Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Visitas técnicas preparam terreno para integração logística entre o porto de Chancay e a Zona Franca de Manaus
Amazonas

Visitas técnicas preparam terreno para integração logística entre o porto de Chancay e a Zona Franca de Manaus

16 de setembro de 2024
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Nesta quarta-feira (18), dia que antecede o evento “Porto de Chancay: Oportunidades e Desafios para Integração com a Zona Franca de Manaus e Amazônia Ocidental”, será realizada uma série de visitas técnicas com o objetivo de aproximar agentes portuários do Peru e do Brasil. A programação, que começa às 9h, inclui uma reunião na sede da Suframa, visitas aos portos Chibatão e SuperTerminais, além de um encontro na Moto Honda da Amazônia, para demonstração de um caso de sucesso do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Essas visitas têm o intuito de promover uma maior integração entre os gestores do porto de Chancay e os nossos agentes portuários, além de proporcionar um entendimento prático sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus”, explicou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Participarão das visitas o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Portuária Nacional do Peru, Juan Carlos Paz Cárdenas, o gerente de Relações Institucionais da Cosco Shipping Ports Chancay, Gonzálo Ríos, e a Cônsul-Geral do Peru em Manaus, Silvia Seperak. Também estarão presentes representando a Suframa, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e inovação tecnológica, Waldenir Vieira, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e o gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.

Evento Na quinta-feira (19), o auditório da Suframa será o palco para discussões estratégicas sobre as oportunidades e os desafios que o Porto de Chancay, no Peru, trará para a integração comercial entre a Zona Franca de Manaus, a Amazônia Ocidental e os mercados asiáticos. O evento, organizado pela Suframa em parceria com a Embaixada do Peru no Brasil, iniciará às 8h30, reunindo autoridades, empresários do PIM, associações e representantes do governo.

A sessão de abertura contará com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do embaixador do Peru no Brasil, Romulo Acurio, e da ministra de Estado do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (a confirmar). O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, também participará, com uma reunião agendada na sede da Suframa após integrar a abertura do evento.

Entre os palestrantes, Juan Carlos Paz Cárdenas, da Autoridade Portuária Nacional do Peru, detalhará o funcionamento do Porto de Chancay e suas capacidades. Gonzálo Ríos, da Cosco Shipping, apresentará o papel estratégico do porto para o comércio intercontinental, e Claudia Parra, do Ministério do Comércio Exterior e turismo do Peru, discutirá as novas rotas de exportação para a Ásia via corredores interoceânicos.

Chancay

                                                               O Porto de Chancay, cuja inauguração oficial está prevista para 17 de novembro de 2024, foi desenvolvido com um investimento de US$ 3,6 bilhões. Ele promete transformar as rotas de comércio entre a América do Sul e a Ásia, reduzindo o tempo de transporte de mercadorias entre Manaus e a China de 46 para até 20 dias, através de uma conexão direta com o porto peruano e Tabatinga. Na fase inicial, o porto deverá movimentar cerca de um milhão de contêineres por ano, criando novas oportunidades para o comércio exterior brasileiro e asiático.

A iniciativa da rota Chancay-Manaus faz parte das rotas de Integração Sul-Americana, portanto, além de representar uma oportunidade de importação e de exportação entre a Ásia e a América do Sul também é uma oportunidade de integração comercial entre os países sul-americanos.

  

Tags:ManausTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
Amazonas

Governo do Estado realiza obras de recuperação viária em 17 municípios do interior, por meio do Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

Seap realiza nona fase da Operação Mute integrada com a Secretaria Nacional de Políticas Penais

Por administrador
Amazonas

Seas promove ‘Gincana da Melhor Idade’ para idosos do Ceci Aparecida

Por administrador
Amazonas

Criatividade e bilinguismo marcam culminância do Projeto Kamishibai na EETI Djalma Batista

Por administrador
Amazonas

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Por administrador
Amazonas

Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

Por administrador
Amazonas

Atleta do Pelci representará o Amazonas nas Paralimpíadas Escolares 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?