Na quarta-feira (9/10), o vereador William Alemão (Cidadania) apresentou a Indicação nº 381/2024, direcionada ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), solicitando o reconhecimento da comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-Açu, como bairro independente. A comunidade, fundada em 14 de abril de 2014, é formada por 3,5 mil moradores de 35 etnias indígenas. Para que isso seja possível, o documento sugere alterações no Plano Diretor de Manaus.
Segundo o vereador, essa é uma demanda dos próprios moradores da comunidade, que buscam ter acesso a serviços essenciais como infraestrutura, escolas e transporte. “O reconhecimento como bairro possibilitará que a comunidade tenha uma melhor qualidade de vida e acesso a serviços básicos”, destacou William.
Além disso, durante a Sessão Plenária, o parlamentar também apresentou o Requerimento nº 15.777/2024, solicitando informações detalhadas ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sobre o pagamento e execução de serviços previstos no contrato nº 002/2024, entre a Prefeitura de Manaus e o consórcio Manaós Monitoramento.
O vereador questiona se os valores já foram pagos e se o serviço, que é referente à aplicação de multas pelos corujinhas, já está sendo realizado. No entanto, o requerimento foi rejeitado no plenário da Câmara, com 11 votos a favor e 18 contra.