Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Acolhimento no CECF Miranda Leão melhora a vida de idoso com Alzheimer por meio de grupos de convivência
Amazonas

Acolhimento no CECF Miranda Leão melhora a vida de idoso com Alzheimer por meio de grupos de convivência

23 de abril de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 30 minutos

Atividades que trabalham a estimulação cognitiva atrasam a progressão dos sintomas e mantém a autonomia da pessoa por mais tempo

Fotos: Melissa Mota/SeasTécnico da Informação por mais de três décadas, Augusto Corrêa, de 72 anos, viu sua rotina mudar quando, há quatro anos, após alguns episódios de esquecimento foi diagnosticado com Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e outros sintomas.

O aposentado, então, decidiu Agir. O primeiro passo foi praticar atividades que estimulam a memória. Foi assim que, acompanhado da esposa, Anna Corrêa, de 71 anos, conheceu o Centro de Convivência da Família (CECF) Miranda Leão, localizado no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus.

No centro social, Agostinho, como gosta de ser chamado, e dona Anna foram acolhidos e, juntos passaram a fazer parte das atividades em grupo oferecidas pelo centro, um dos sete equipamentos administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Assistên

cia Social (SEAS).

“Tomo os remédios que preciso e faço os exercícios direitinho. Gosto de tudo aqui, principalmente conversar com as pessoas e fazer exercícios de memória. Tenho o apoio da minha esposa, que participa das atividades comigo. É muito bom ter o apoio dela, que é minha companheira de vida, e da equipe aqui do centro”, disse.

Apesar de não ter cura, a prática de exercícios que estimulam a memória PODE ajudar a atrasar a progressão dos sintomas do Alzheimer e a manter a autonomia por mais tempo. Hoje, Agostinho participa de dois grupos de convivência: ‘Estimulando a Memória’ e ‘Mais Ativo’.

De acordo com a pedagoga e professora do grupo de convivência ‘Estimulando a Memória’, Jane Stephanny, que coordena o grupo do qual Agostinho e sua esposa participam, é perceptível o quanto as atividades em grupo fazem bem para ele.

“Desde que começou a participar do grupo, houve uma estabilização na fala, não houve perda na comunicação ou linha de raciocínio e ele continua dialogando de forma contínua sobre tudo. Esses exercícios fazem com que a doença não progrida”, disse.

A profissional destacou, ainda, que o centro realiza atividades simples e corriqueiras do dia a dia, como lista de mercado e caça-palavras, para estimular a memória.

“Trabalhamos a estimulação cognitiva por meio de dinâmicas, jogos, atividades de tabuleiro e simbologia. Há uma melhora significativa em pessoas do grupo que possuem essa doença mas estão interagindo em grupo e com os estímulos trabalhados nas dinâmicas”, afirmou.

A assistente social responsável pelo grupo Mais Ativo, Sâmia Travessa, explicou que a função do grupo é trabalhar o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes por meio de atividades, dinâmicas e rodas de conversa, importantes para a condição de seu Agostinho, por exemplo. Ele realiza atividades como palavras cruzadas, relembra momentos da sua vida e conversa sobre atualidades.

“O objetivo é fazer com que ele e os demais se sintam mais à vontade, trabalhar o bem-estar e também a qualidade de vida. Trabalhamos a parte cognitiva, temos rodas de conversa temáticas, além de exercícios de concentração e de mobilidade. Tudo é pensado para garantir esse acolhimento a eles”, explicou.

Casada com Agostinho há 52 anos, Anna Corrêa, de 71 anos, participa de todas as atividades do centro com o marido. Além do apoio da família, ela destaca o acolhimento dos profissionais do Miranda Leão.

Foto: Melissa Mota/SEAS

“Além de todo o suporte familiar e clínico, posso contar com o apoio dos profissionais do centro, que nos receberam e acolheram desde o início e ajudam a lidar com o diagnóstico. Eu participo dos grupos de convivência e gosto muito dos exercícios que trabalham a memória”, detalha Ana.

Os Centros de Convivência da Família e do Idoso, administrados pela SEAS, oferecem diversos grupos de convivência que estimulam a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Os Centros de Convivência também oferecem atividades como oficinas de artesanato, exercícios físicos, e outras atividades que visam o bem-estar e a socialização.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

‘Estou realizada, eu não estava conseguindo comprar porque eu não estava trabalhando’, afirma beneficiada com entrega gratuita de óculos de grau pelo Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Detran-AM: Operação autua influenciador digital por série de infrações de trânsito

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Crianças menores de 12 anos não podem participar de blocos e bandas carnavalescas

Por administrador
Amazonas

Sect avança na regularização fundiária com vistorias na zona rural de Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Ipaam orienta que registro no Incra é obrigatório para inscrição e retificação do Cadastro Ambiental Rural

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas leva 31ª edição do Governo Presente para o Tarumã, com oferta de serviços gratuitos à população

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP divulga edital para seleção de projetos de vigilância, prevenção e controle de ISTs e outras infecções

Por administrador
Amazonas

Arsepam inicia Operação Viagem Segura – Carnaval na Floresta 2026

Por administrador
Amazonas

Procon-AM alerta que Qr não pode ser exclusivo e cardápio físico segue obrigatório por Lei no Amazonas

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta avanços em governança e transparência na aplicação do crédito pela Afeam

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima dá continuidade ao mutirão oftalmológico e entrega 3 mil óculos a pacientes em Manaus

Por administrador
Amazonas

#Conectados: Egressos do sistema socioeducativo da Sejusc conquistam bolsas integrais em universidade particular

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?