Há 2 minutos
Os treinamentos alcançaram 120 agricultores e pescadores do município
FOTO: Divulgação/ADS
Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), encerrou nesta quarta-feira (27/08), em Humaitá, mais um ciclo de capacitações focado em boas práticas de manejo para o fortalecimento da cadeia produtiva na região. Os treinamentos, iniciados no sábado (23/08), alcançaram 120 agricultores e pescadores do município (a 590 quilômetros de Manaus).
A iniciativa, como explica a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, integrou o cronograma de qualificação desenvolvido pelo órgão, direcionado a produtores rurais e piscicultores do interior do estado, com foco na comercialização de produtos. Até o momento, trabalhadores rurais de seis municípios já foram beneficiados com as capacitações este ano.
“Com essas ações, a ADS reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Amazonas e a valorização das atividades produtivas locais, promovendo conhecimento técnico e políticas públicas de incentivo à produção e à conservação ambiental”, destacou a diretora-presidente da ADS.
Em Humaitá, os cursos foram realizados em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam). No município, os técnicos da ADS ministraram capacitações em beneficiamento do pescado e produção e comercialização de meliponicultura.
FOTOS: Divulgação/ADSSegundo a engenheira de pesca da ADS, Eveli dos Santos, o objetivo dos treinamentos relacionado ao pescado, foi de orientar os pescadores e piscicultores sobre planejamento estratégico e viabilidade econômica na piscicultura. “Ajudamos no aprimoramento e também em formas de agregar valor ao produto que é disponibilizado no mercado local”, explicou a engenheira.
Para o piscicultor Gilmar Lemos, presidente da Associação dos Aquicultores de Humaitá (Aquahuma), a parceria com a ADS na realização dos cursos no município foi de grande importância para as atividades do setor. “Que a gente possa beneficiar o nosso pescado e levar um produto de qualidade até a mesa do consumidor”, declarou.