Há 33 minutos
Ação beneficiou produtores da agricultura familiar e piscicultores, promovendo práticas responsáveis para maximizar a produtividade
Foto: Divulgação / ADS
Nesta semana, técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) prestaram consultorias na região rural de Manaus e em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital). A ação beneficiou produtores da agricultura familiar e piscicultores que participam das Feiras de Produtos Regionais.
A iniciativa visa fornecer suporte técnico e incentivo aos produtores locais, assegurando que as práticas agrícolas e o manejo de peixes sejam realizados de forma responsável e eficiente. No ramal do Brasileirinho, situado na região rural de Manaus, os técnicos da ADS visitaram cinco famílias de produtores que atuam na agricultura e na piscicultura.
Durante a visita, os profissionais orientaram os piscicultores sobre as melhores práticas na criação de peixes e quelônios. Além disso, forneceram diretrizes para o manejo de culturas como pitaia, maracujá, macaxeira, banana e hortaliças. A equipe também ofereceu apoio à criação de suínos, aves e na bovinocultura leiteira, reforçando o compromisso da ADS com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da produtividade local.
“As visitas técnicas são essenciais porque nos permitem acompanhar mais de perto nossos produtores, especialmente aqueles que já participam das feiras da ADS. Ao visitá-los pessoalmente, conseguimos verificar sua produção e fornecer orientações específicas. Foi uma experiência muito produtiva”, destacou a engenheira agrônoma da ADS, Josephina Veiga.
Participaram da consultoria as engenheiras de pesca Andrea Ribeiro e Evelin Santos, a engenheira agrônoma Josephina Veiga e o técnico agropecuário Pedro Ivo.
Em Rio Preto da Eva, o engenheiro agrônomo João Netto e a engenheira de pesca Renata Veiga, juntamente com os técnicos agropecuários Manoel Contreira, Marivam Marinho e o técnico de recursos pesqueiros André Vasconcelos, compartilharam recomendações práticas e técnicas para ajustes necessários que visam maximizar a produtividade e a rentabilidade dos empreendimentos.
“É fundamental estarmos próximos dos produtores para entender suas necessidades e desafios. Essa consultoria não apenas proporciona conhecimento técnico, mas também fortalece a relação entre os feirantes e a ADS, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para prosperar”, disse o engenheiro agrônomo da ADS, João Netto.