Há 3 minutos
Programação inclui cursos e palestras para produtores e piscicultores
Foto: Ruth Jucá / ADSTécnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) estarão no município de Santo Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), para implementar ações voltadas à comercialização dos produtos dos produtores e piscicultores da região. A programação, que inclui diversas atividades e cursos, terá início nesta quarta-feira (12/02) e se estenderá até domingo (16/02).
Durante a ação, serão oferecidos cursos de apoio à comercialização, com ênfase nas boas práticas de manejo na piscicultura, abrangendo desde os princípios básicos até a comercialização de peixes. A programação será conduzida pela engenheira de pesca da ADS, Renata Veiga, e será dividida em etapas.
O curso sobre introdução à piscicultura sustentável será realizado na quarta-feira (12/02), à noite, no auditório da prefeitura local. Na quinta-feira (13/02), às 6h, haverá uma sessão prática sobre biometria e despesca sustentável em uma propriedade da região, seguida pela apresentação do regimento das feiras da ADS pelo engenheiro João Neto, à tarde.
Ainda na quinta-feira, será ministrado o curso sobre Boas Práticas Agrícolas e Aproveitamento de Biomassa na Conservação e Manejo das Áreas Agricultáveis, conduzido pelo engenheiro agrônomo da ADS, João Neto. A palestra sobre gestão de propriedades rurais será ministrada pelos engenheiros Renata e João, na sexta-feira (14/02).
No local, também serão apresentados os programas desenvolvidos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), além de consultorias e visitas às propriedades para oferecer suporte técnico aos participantes.
“Nosso foco é a comercialização de produtos, mas também abordaremos todo o processo, desde o cultivo e a colheita até a comercialização. A iniciativa atenderá cerca de 100 produtores rurais, incluindo 20 piscicultores e 80 agricultores, em resposta a uma solicitação do município”, destacou Renata.
As consultorias técnicas serão realizadas no sábado (15/02) e domingo (16/02). A equipe retornará a Manaus na segunda-feira (17/02). Além dos dois engenheiros, a ADS também enviou um técnico para dar suporte nas práticas de campo e nos cadastramentos de feirantes, além do levantamento de propostas para feirantes interessados no programa Mais Crédito Amazonas Feirantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).