Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) inspecionaram, nesta semana, o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Prourbis, instalada no bairro Jorge Teixeira. A estrutura é uma das mais importantes no processo de coleta e tratamento de esgoto da zona Leste da cidade.
Com a expansão do serviço, o sistema vai receber o esgoto gerado pelos imóveis dos bairros Novo Aleixo, Tancredo Neves, Cidade de Deus e Jorge Teixeira. A ETE Prourbis tem capacidade de tratar 24 litros de esgoto por segundo.
Durante a inspeção realizada pelas equipes da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, foram verificadas a infraestrutura, urbanização e as condições de operação.
“Essa vistoria faz parte das nossas inspeções de rotina, uma vez que estamos sempre acompanhando o funcionamento das estruturas do esgotamento sanitário, como as estações de tratamento, estações elevatórias e a própria rede que está sendo implantada em diversos lugares da nossa cidade, pois é importante que esse esgoto seja tratado e devolvido ao meio ambiente adequadamente”, destacou a assessora Regina Procópio.
Os técnicos da concessionária Águas de Manaus também acompanharam a vistoria e informaram que em breve a ETE vai passar por melhorias visando a qualidade do funcionamento da estação.
As intervenções são necessárias e constam no Plano de Metas de Universalização do serviço de esgotamento sanitário da cidade de Manaus.
— — —
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – Divulgação/Ageman