O vereador Amauri Gomes (UNIÃO Brasil) realizou, nesta sexta-feira (24 de outubro), uma visita à orla da Manaus Moderna, localizada no Centro da capital amazonense. Segundo o parlamentar, o local enfrenta sérios problemas de abandono, insegurança e acúmulo de lixo nas margens do rio Negro.
A fiscalização do parlamentar é para mostrar o outro lado da cidade que, neste dia comemora o aniversário de 356 anos, ainda possui grande quantidade de lixo no local. O vereador credita o prejuízo à falta de coleta por parte do poder público.
Durante a ação, foi possível ver a grande quantidade de lixo espalhado pela região, nas escadarias, calçadas, proximidade das feiras e, principalmente, às margens do rio Negro. A sujeira contrasta com a beleza natural do local, considerado uma das principais entradas da cidade e ponto de passagem de muitos turistas.
“Manaus está abandonada. Existe um outro lado que não mostram para vocês, um lado esquecido pelo poder público. O tratamento com o meio ambiente da nossa cidade é negligenciado. Estamos aqui na Manaus Moderna, onde todo esse lixo descartado de forma irregular vem parar nas encostas dos nossos rios, devido a falta de coleta, contaminando os rios, causando doenças para a população, principalmente aos ribeirinhos, pessoas que moram em margens de igarapés, que sofrem com a falta de atenção dos órgãos públicos”, protestou o vereador, que também é ativista ambiental.
O vereador informou que vai entrar com um Requerimento, através do gabinete, para pedir explicações e soluções da Prefeitura de Manaus e da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) sobre a falta de coleta de lixo na Manaus Moderna e de outros locais onde houver lixo acumulado pela cidade.
O ativista da causa ambiental encerrou a fiscalização desejando ‘feliz aniversário’ para Manaus.
“Nossa querida Manaus comemora aniversário neste 24 de outubro. São 356 anos de história, cultura e belezas naturais. As cores, paisagens, cheiros e sabores de Manaus encantam turistas e enchem de orgulho nossos moradores. É um prazer poder representar nosso povo na Câmara Municipal de Manaus. Meu compromisso com o meio ambiente da nossa capital segue firme. Seguimos juntos”, destacou o vereador.
Texto: Lucas Thiago (assessoria de imprensa do parlamentar)

