Há 33 minutos
O percentual é referente ao primeiro trimestre do ano
Fotos: Divulgação/SSP-AM e Erlon Rodrigues/PC-AMAs Forças de Segurança do Amazonas apreenderam durante o primeiro trimestre deste ano, mais de 11 toneladas de drogas. Esse número, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), representa 80% de toda a droga apreendida na Região Norte, que ao todo, contabilizou a apreensão de mais de 14 toneladas neste período.
“Esse número representa todo o empenho da nossa Polícia Militar, da Polícia Civil. Estamos cada dia mais avançando e claro, tudo isso graças, também, ao olhar muito delicado do nosso governador Wilson Lima, que não tem medido esforços para deixar as nossas policiais cada vez mais bem equipadas e preparadas para combater a criminalidade”, afirmou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
Foto: Divulgação/SSP-AM e Erlon Rodrigues/PC-AM
Conforme os dados do MJSP, o maior volume de droga apreendida pelas polícias amazonenses é de maconha, que totalizou 10,058 toneladas. Em seguida, aparece a cocaína com 1,406 tonelada. Os danos ao crime, de acordo com a SSP-AM, foi superior a R$ 206 milhões.
A quantidade geral apreendida no Amazonas representa 80% de toda a droga retirada de circulação na Região Norte. Os dados do MJSP mostram, ainda, que os outros seis estados juntos, retiraram de circulação 2,9 toneladas de entorpecentes.
Investimentos
Associados ao trabalho das Forças de Segurança estão os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, tanto no reforço de novos policiais, quando na aquisição de novos equipamentos como lancha blindadas, óculos de visão noturna, em armamentos de grosso calibre, munições, como também em mais treinamento e fortalecimento operacional e de inteligência.
Fotos: Divulgação/SSP-AM e Erlon Rodrigues/PC-AMEssas ações possibilitaram que em 2024, o estado registrasse a apreensão total de mais de 43 toneladas de drogas, a maior já registrada no Amazonas.
Este ano, o governo reforçou as abordagens fluviais com o lançamento da Base Arpão 3. “Além disso, estamos adquirindo novas lanchas blindadas, que serão lançadas como reforço para o trabalho operacional e também investigativo”, afirmou o secretário Vinícius Almeida.