Ao todo, delegação amazonense envolveu 166 atletas e 38 integrantes da comissão técnica nas disputas em Brasília
FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
A participação do Amazonas nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, terminou com 14 medalhas, sendo oito de prata e seis de bronze, entre conquistas individuais e coletivas, incluindo o primeiro pódio da história do estado no taekwondo. No terceiro e último bloco de disputas, o Amazonas comemorou três novas medalhas: a inédita prata, de Lucas Thomáz, no taekwondo; o bronze, de Guilherme Moreira no judô; e o bronze da equipe feminina de voleibol, que fechou sua campanha com garra.
Essas conquistas coroaram uma campanha que teve destaque em todas as fases da competição e ampliaram a presença do estado no quadro geral de medalhas.
FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
O chefe da delegação, professor Keegan, parabenizou a equipe amazonense, e reafirmou que os trabalhos e preparação continuarão para o próximo ano.
“É o reflexo do trabalho árduo dos treinadores, atletas e toda a delegação do Amazonas, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de educação. Em 2026, o Amazonas volta com toda a força para os Jogos da Juventude”, afirmou.
O atleta que fez história no taekwondo, Lucas Thomáz, também falou sobre sua conquista inédita. “Essa medalha aqui pra mim, mesmo sendo de prata, representa muito. Representa minha família, meu estado. E poder fazer história, trazer essa medalha para o taekwondo, sendo a primeira, é uma felicidade muito grande’’, contou.
Ao longo das disputas, o Amazonas já havia mostrado força nos blocos anteriores. No primeiro bloco vieram importantes resultados no atletismo e na natação, com medalhas em salto em altura, provas de pista e lançamento de dardo.
No segundo bloco, o estado ampliou o quadro de medalhas com bons resultados no wrestling e nas competições coletivas, incluindo pratas no wrestling e em esportes de equipe, além de bronzes nas disputas de futsal e vôlei de praia.
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de educação e Desporto Escolar, mobilizou a equipe técnica e toda a logística necessária para a participação da delegação estadual.
FOTOS: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarAo todo, a delegação amazonense foi composta por 166 atletas e 38 integrantes da comissão técnica, totalizando 204 pessoas. Segundo avaliação de técnicos e dirigentes, a experiência adquirida em Brasília será usada para reforçar programas de base e buscar evolução rumo às próximas edições.
Quadro de medalhas do Amazonas — Jogos da Juventude 2025 (final)
Bloco 1
Sarah Letícia — Salto em Altura (EE Governador Melo e Póvoas)
Samara Macena — 400 m rasos (EE professor Jorge Karam Neto)
Maria Paula — Lançamento de Dardo (CETI Aura Pinheiro Braga)
Fontinelly — Lançamento de Dardo (EE Maria da Graça Nogueira)
Pietra de Oliveira Menezes — 50 m livre (natação) (IDAAM)
Bloco 2
Jennifer Queiroz — Wrestling, Livre até 43 kg
Analice Moraes — Wrestling, categoria [confirmar classe]
Ester Vitória — Wrestling, Livre até 54 kg
Equipe — basquete feminino — (medalha de prata)
Equipe — vôlei de praia feminino — (medalha de prata)
Equipe — futsal feminino — (medalha de bronze)
Bloco 3
Lucas Thomáz — Taekwondo (prata) — primeiro pódio do Amazonas na modalidade
Guilherme Moreira — judô (bronze)
Equipe feminina — vôlei — (bronze)
Resultado final
Total de medalhas: 14
8 pratas
6 bronzes