Evento busca alertar sobre a importância da prevenção e detecção precoce de câncer


Com foco em sensibilizar a população sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata, a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), realizou na sexta-feira (14/11), a 3ª Edição da Arena Rosa e Azul, com o tema “Cuidar é um ato de amor e respeito à vida”. O evento aconteceu na Igreja de São João Batista, no bairro NOVO Aleixo, zona norte de Manaus.
A programação é coordenada pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da SEJUSC, e atendeu participantes do Programa EnvelheSer 60+, da zona norte e adjacências, abrangendo pessoas a partir de 45 anos. A iniciativa também busca alertar sobre a importância da prevenção e detecção precoce de doenças.

Foto: Ygson França/SEJUSC
Conforme o titular da Seadpi, Elmisson Bezerra, a Arena Rosa e Azul é uma atividade voltada à prevenção de doenças cancerígenas, alinhada às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, com foco na conscientização e no cuidado com a saúde. “Estamos aqui na zona norte realizando esta ação graças à atenção e ao compromisso da secretária Jussara Pedrosa. Sem essa contribuição, nada disso estaria acontecendo”, pontuou.
A aposentada Rosária Mendonça, uma das participantes do evento, além de convidar outras pessoas idosas para as próximas atividades, fez questão de expressar sua gratidão. “Eu convido o pessoal da terceira idade a participar dos nossos grupos de idosos. É tudo de bom. Melhora a autoestima, o organismo, até as dores melhoram. Hoje mesmo eu fiz atividades que me ajudaram, eu estou zerada, maravilhosamente bem”, se expressou de forma alegre e descontraída.


Entre os serviços disponíveis estiveram corte de cabelo, esmaltação, limpeza de pele e massoterapia, proporcionando cuidado integral à saúde física e mental. Durante o evento, os participantes tiveram atividades pedagógicas e de lazer, como o aulão de zumba.
A Arena Rosa e Azul levou aos idosos da comunidade serviços e cuidados, independentemente do gênero, e incentivou a realização de exames médicos regulares, fortalecendo a UNIÃO e o compromisso com a saúde da população envelhescente.

