A campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, promovida pela Prefeitura de Manaus, registrou um crescimento expressivo neste ano, dobrando tanto o valor arrecadado quanto o número de contribuintes que destinaram parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI).
De acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), elaborado pelo Grupo de educação Fiscal do Município (GEFM), o total destinado por pessoas físicas passou de R$ 408,3 mil em 2024 para R$ 816,3 mil em 2025, o que representa um aumento 100%. O número de doadores também apresentou salto significativo, de 366 em 2024 para 747 pessoas em 2025, mais que o dobro de participantes.
O coordenador do GEFM, Edson Fernandes, celebrou o avanço e destacou a importância da adesão da população. “Nós ficamos muito felizes com o resultado da campanha deste ano, onde conseguimos dobrar o valor arrecadado com as destinações das pessoas físicas no ato da declaração do Imposto de Renda. E além de dobrarmos o valor que foi destinado, nós mais que dobramos o número de pessoas que, ao fazer a sua declaração, fizeram a destinação. Então, consideramos que o resultado da campanha deste ano foi muito positivo”, afirmou.
A iniciativa incentiva cidadãos e empresas a destinarem até 6% do imposto devido para os fundos municipais, sendo 3% para cada um dos fundos. A contribuição não implica custo adicional ao contribuinte e beneficia diretamente crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Ainda segundo o relatório do GEFM, este ano, o fundo municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) recebeu a destinação de R$ 421,2 mil, quase o dobro do valor de 2024, que foi de R$ 221,5. Já o fundo municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) também viu seus repasses mais que duplicar, passando de R$ 186,7 para mais de R$ 395 mil.
NOVO ciclo
Fernandes adiantou que a prefeitura já planeja o próximo ciclo da campanha. “Já estamos programando para o mês de novembro o início das reuniões com todas as secretarias envolvidas, para iniciarmos a preparação da campanha para 2026. E imaginamos que conseguiremos resultados ainda melhores, especialmente pela divulgação antecipada que faremos já a partir de janeiro do ano que vem”, destacou.
Lançada pela primeira vez em 2024, a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário” é fruto de uma parceria entre diversas secretarias municipais, o Tribunal de justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Receita Federal e entidades de classe, como a Associação Comercial do Amazonas (ACA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Com os resultados deste ano, a ação se consolida como uma ferramenta eficaz de educação fiscal e Cidadania participativa, permitindo que os recursos do Imposto de Renda permaneçam em Manaus e revertam em projetos sociais que transformam vidas.
— — —
Texto – Anderson Farias/Semef
Fotos – Divulgação/Semef