Há 34 minutos
Com apenas 16 anos, Sarah Mesquita é uma das promessas do atletismo amazonense e acumula títulos regionais e nacionais
Foto: Divulgação/Sedel
Com apenas 16 anos, a atleta amazonense Sarah Mesquita tem se destacado no salto em altura e desponta como uma das principais revelações do atletismo do Amazonas. Treinando na Vila Olímpica de Manaus, praça esportiva administrada pelo Governo do Estado, Sarah já coleciona títulos em competições estaduais, regionais e nacionais, mesmo competindo contra atletas mais experientes.
“É na Vila Olímpica de Manaus, que já revelou nomes como Sandro Viana, medalhista olímpico, que jovens como a Sarah encontram estrutura, acompanhamento e oportunidades para se desenvolver e representar o Amazonas com orgulho”, destacou o secretário de Estado do Desporto e lazer (Sedel), Diego Américo.
Sarah iniciou no atletismo em 2021, aos 12 anos, quando foi convidada por um vizinho a conhecer os treinamentos na Vila Olímpica. Desde então, vem sendo orientada por treinadores no espaço, alcançando marcas expressivas, como os 1,66m no campeonato Brasileiro Sub-18, garantindo a medalha de prata.
Em sua estreia fora da categoria de base, Sarah conquistou o 1° lugar no Troféu Norte-Nordeste Adulto de Atletismo 2025, realizado em Recife (PE), superando atletas com mais experiência em competições adultas. Mesmo enfrentando condições climáticas adversas, como vento forte e chuva intensa, ela saltou 1,55m, garantindo o lugar mais alto do pódio.
“Essa foi a minha primeira competição fora da categoria de base e, com certeza, uma das mais desafiadoras. A prova aconteceu debaixo de muita chuva e vento, o que dificultou bastante o desempenho de todos. Ainda assim, consegui o ouro e isso me dá ainda mais confiança para seguir evoluindo”, disse Sarah Mesquita.
Fotos: Divulgação/SedelA atleta segue treinando com dedicação, visando o campeonato Brasileiro Sub-20 e Jogos da Juventude 2025, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Seu objetivo é superar a marca de 1,70m e conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Atletismo. “Meu objetivo é saltar cada vez mais alto e trazer mais medalhas para o meu estado”, finalizou Sarah.