Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados
Prefeitura de Manaus

Auriculoterapia terá reforço de mais profissionais capacitados

7 de novembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), encerrou, na tarde desta sexta-feira, 7/11, a capacitação de uma nova turma de profissionais para a oferta de auriculoterapia em unidades de saúde da REDE pública municipal.

Técnica da medicina tradicional chinesa, a auriculoterapia utiliza pontos nas orelhas para o tratamento de diferentes patologias, sendo oferecida no Sistema Único de saúde (SUS) como parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Atualmente, a Semsa conta com 71 Unidades de saúde que disponibilizam as PICs para a população.

A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, conduziu a capacitação, que preparou 20 profissionais para ampliar a oferta do serviço na REDE municipal de saúde.

“As PICs podem ser utilizadas tanto para reabilitação, na parte curativa e preventiva, no cuidado de questões físicas e também emocionais. Na Semsa, temos unidades que oferecem as PICs na rotina de atendimento. A auriculoterapia é uma delas, mas também temos yoga, ventosa, meditação, constelação familiar e reiki”, informou Carla Azevedo.

A capacitação, realizada no auditório do Parque Municipal do Mindu, na zona Centro-Sul, teve carga horária de 15 horas, com início nesta quinta-feira, 6/11, e reuniu profissionais de nível superior que trabalham em unidades de saúde nas zonas Norte, Sul, Oeste, Leste e rural, incluindo médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro e profissional de educação física.

Com a capacitação, os 20 profissionais estão aptos a oferecer a auriculoterapia para os pacientes que procuram as Unidades Básicas de saúde (UBSs).  De acordo com Carla Azevedo, a técnica já vem sendo utilizada na REDE municipal em atendimento de agravos como ansiedade, casos de depressão e estresse, complementando o tratamento em patologias como pé diabético, controle da hipertensão e até mesmo nos grupos de controle de tabagismo.

“A medicina tradicional chinesa entende que a orelha é um microssistema de representação de todo o corpo, no âmbito físico, mental e emocional, inclusive dos nossos órgãos. É utilizada uma semente para estímulo de determinados pontos na orelha, de acordo com avaliação de saúde do paciente”, explicou Carla Azevedo.

A médica Elen Mônica Schumann, que é servidora da Semsa há dois anos, participou da capacitação para reforçar a oferta de auriculoterapia na unidade de saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste, que já oferece a técnica para os pacientes.

“A unidade de saúde conta com uma enfermeira capacitada para oferecer o serviço, mas em um horário de trabalho diferente do meu. Por isso, achei interessante participar para ter a auriculoterapia em horário integral na USF. Eu atendo no grupo de controle de tabagismo e observo que as PICs ajudam a reduzir a ansiedade e os impulsos, equilibrar o emocional, o que colabora bastante para quem quer deixar de fumar”, relatou Elen Schumann.

Para a enfermeira Ana Célia Nunes, a capacitação foi importante por representar o processo inicial para a implantação da auriculoterapia na unidade básica de saúde Rural (UBSR) Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, quilômetro 41 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista).

“A Semsa oportuniza esse aprendizado para profissionais, o que é essencial na qualificação do atendimento à população. E eu tenho a oportunidade de levar essa técnica para a zona rural de Manaus, utilizar no grupo de controle do tabagismo e para complementar o tratamento convencional em casos de pacientes hipertensos, diabéticos, com dores musculares e outras enfermidades”, concluiu Ana Nunes.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Gestores da prefeitura participam de congresso do Fonajus

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Manaus lança edital para o desfile das escolas de samba 2026

Por administrador

Operação especial de trânsito para corrida neste domingo, 9/11

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus monta operação de trânsito e transporte para provas do Enem neste domingo

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 358 vagas de emprego nesta sexta-feira, 7/11

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito anuncia início da programação do Tecnogame

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida anuncia novo concurso da CGM

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras do ‘Plano de Verão’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura registra seis ocorrências durante as chuvas desta quinta

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Manaus avança na pauta climática

Por administrador

Ação de saúde na abertura do ‘Novembro Diabetes Azul’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove manhã de saúde para idosos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?