Há 32 minutos
Durante a ação para fortalecer comercialização de produtos regionais, também foi promovida uma reunião para apresentar os programas da Agência a 60 produtores da região
Foto: Jorge Brandão / ADSA Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou, na quarta-feira (12/02), avaliações de capacidade produtiva em quatro propriedades rurais na comunidade Nossa Senhora da Esperança, Ilha e Costa do Barroso, em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). O objetivo foi auxiliar os produtores da agricultura familiar no processo de comercialização dos produtos regionais por meio do Programa Balcão de Agronegócios.
“A importância desse programa é imensa. Ele tem nos ajudado muito aqui. Muitas vezes, nossa produção estava praticamente perdida, mas o programa chega e nos auxilia, como já aconteceu várias vezes”, disse o produtor Nathaniel Queiroz de Araújo, que fornece macaxeira, jerimum, milho e mandioca, e participa do programa há quatro anos.
A avaliação da capacidade produtiva é fundamental para garantir a segurança alimentar e promover a sustentabilidade na agricultura regional. “Viemos verificar a produção dos agricultores, que é bastante expressiva. Pretendemos colocar essa produção no mercado de Manaus por meio do Balcão de Agronegócios. Esse é o nosso objetivo”, explicou o gerente do Balcão de Agronegócios, Mário Moura.
O Balcão de Agronegócios visa facilitar a negociação entre produtores rurais ou extrativistas, incluindo produtores individuais, associações e cooperativas, e mercados locais, sejam eles do setor privado ou governamental.
Na ocasião, foi realizada uma reunião para apresentar os programas da Agência a 60 produtores da região. Entre os participantes, estavam pessoas credenciadas no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) 2025, que puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa.
O produtor rural Lindomar Matos Batista, que será beneficiado ainda esta semana com a comercialização de jerimum, expressou sua satisfação em poder esclarecer suas dúvidas e comercializar sua produção.
“Tivemos uma reunião hoje sobre a venda de produtos para o Governo do Estado. Hoje, podemos contar com a ADS, que é uma grande parceira nossa. Conhecemos a ADS através do Idam e, graças a Deus, agora temos para quem vender nossos produtos. Antes, não tínhamos. Hoje, plantamos jerimum, macaxeira, melancia, pimenta-de-cheiro e abobrinha, e temos a ADS ao nosso lado para comprar esses produtos. Fico muito agradecido”, disse.