Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas
Amazonas

Batalha dos bois-bumbás marca a última noite do 67º Festival Folclórico do Amazonas

27 de julho de 2025
Compartilhar
7 Min Lidos
Compartilhar

Há 2 minutos

Garanhão, Corre-Campo e Brilhante encerraram a disputa da categoria Ouro com apresentações carregadas de emoção, identidade e histórias vibrantes

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaNa noite de sábado (26/07), o Sambódromo de Manaus se transformou num palco de uma das mais aguardadas apresentações do calendário cultural amazonense: a segunda e última noite dos bois-bumbás da categoria Ouro do 67º Festival Folclórico do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. Tradição, emoção e um verdadeiro show de cores, ritmos e histórias marcaram a disputa entre os bois Garanhão, Corre-Campo e Brilhante.

Representando o bairro Educandos, na zona sul, o boi-bumbá Garanhão trouxe à arena o enredo “Legados: o futuro é ancestral”, exaltando as heranças culturais indígenas, afro-brasileiras, nordestinas e o próprio legado construído pelo boi ao longo de sua trajetória. Em seu primeiro ano como presidente, João Paulo não escondeu a emoção e a ansiedade antes da apresentação.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa“As expectativas estão a mil. Meu primeiro ano no Boi Garanhão, minha estreia como presidente. São oito meses de trabalho, esforço, choros e alegrias. E hoje vamos colocar em cena tudo o que sonhamos”, declarou.

A Rainha do Folclore do Garanhão, Kaynara Mota, também fez sua estreia no item com entusiasmo. “O coração está a mil. Eu estou muito feliz porque eu sou estreante no item, né? A primeira vez é a realização de um sonho. E o Festival do Amazonas, ele está ficando cada vez maior. Hoje, ele é um evento bem grande. Esse ano os bois vieram super bem estruturados, os itens bem preparados”, destacou.

Sem esconder a emoção, o apresentador Arlindo Neto expressou a expectativa e a responsabilidade de conduzir o Boi Garanhão durante a apresentação no Festival Folclórico do Amazonas. Filho de um dos fundadores do boi-bumbá, ele ressaltou o peso simbólico da noite, marcada por homenagens e pela força da tradição.

“É muita ansiedade, mas com a certeza de que o trabalho vai se concretizar de forma muito positiva. Tenho certeza de que o Garanhão apresentou um belíssimo espetáculo. É uma responsabilidade muito grande, ainda mais com esse tema maravilhoso, ‘Legados’. O Garanhão é um legado — meu pai foi um dos fundadores, foi apresentador também — e hoje, estar aqui ocupando esse lugar é uma honra gigantesca.”

Corre-Campo

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaDo outro lado da arena, o boi-bumbá Corre-Campo entrou com a força de quem carrega uma hegemonia. Trazendo o tema “Amazonidade”, o boi da Cidade Nova, na zona norte, reforçou sua identidade amazônica com uma apresentação forte e bem estruturada.

Para o presidente Leon Medeiros, o favoritismo não é à toa: “O Corre-Campo vem muito preparado, com um time forte. Já são sete títulos consecutivos, e estamos prontos para buscar o oitavo”, afirmou confiante.

Estreando como amo do boi, Gabriel Tavares substituiu um dos nomes mais vitoriosos da história, o Prince, e sentiu o peso e a honra da responsabilidade.

“É uma emoção muito grande, porque o tamanho do Corre-Campo é gigante, né? Então, é uma oportunidade grandiosa, ainda mais em substituir um dos maiores vencedores do Norte, que é o Prince. É uma oportunidade e um cargo muito importante”.

Representando a força e a beleza do Boi Garanhão na arena, a rainha do folclore, Jennifer Santos, falou sobre a emoção de participar mais uma vez do Festival Folclórico do Amazonas. Com brilho nos olhos, ela destacou a dedicação da equipe e a intensidade da disputa entre os bois.

“É sempre como se fosse a primeira vez. O nervosismo toma conta, a alegria também. A gente dedica bastante tempo, sabe, para entregar um bom trabalho. E este ano realmente está sendo muito especial. E, se Deus quiser, vamos ser outra vez campeões”, disse.

Brilhante

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaO boi-bumbá Brilhante, do bairro Compensa, zona oeste, emocionou o público ao entrar com o tema “Terra-Folclore”, enaltecendo a ligação entre o sagrado, a cultura popular e a resistência.

À frente do processo de reconstrução do Boi Brilhante, a presidente Djanne Senna destacou o empenho coletivo da equipe e o significado especial da apresentação deste ano. Para ela, o espetáculo representa mais do que uma performance: é a celebração de uma trajetória de superação e amor à cultura popular.

“O Brilhante vem de uma jornada de recuperação. Então, o resultado para gente, desse espetáculo, é muito satisfatório. A gente vem trabalhando desde setembro do ano passado. E o que vocês assistiram foi fruto de muito amor e muita dedicação”, afirmou.

O apresentador Ornello Reis, que voltou ao festival após vencer uma batalha contra o câncer, compartilhou um depoimento emocionante. Segundo ele, o brilhante vem crescendo há dois anos. “É o primeiro festival que eu faço depois de uma batalha contra um câncer. Então tem um gosto especial, tem um sabor especial de poder voltar a fazer o que eu tanto gosto. Estou revivendo o frio na barriga, o nervosismo bom”, revelou.

Cada boi apresentou uma proposta cênica distinta, mas todas carregadas de identidade cultural, pertencimento e arte popular. O Garanhão exaltou os legados ancestrais, o Corre-Campo reafirmou a essência amazônica, e o Brilhante lançou luz sobre a terra como símbolo de folclore e resistência popular.

Fotos: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaAPURAÇÃO

A expectativa gira em torno da apuração para a escolha do boi campeão, que acontecerá nesta segunda-feira (28/07), às 15h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, no auditório Gabriel Gentil, localizado na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, zona sul.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima destaca avanços das políticas para pessoa idosa em baile ‘Bolero Noite Dançante’

Por administrador

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

Por administrador
Amazonas

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

Por administrador

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

Por administrador
Amazonas

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

Por administrador
Amazonas

Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores

Por administrador
Amazonas

FVS-RCP incentiva uso responsável de medicamentos e alerta para riscos da automedicação

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

Por administrador

Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025

Por administrador
Amazonas

Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?