Há 51 segundos
Hoje, a orquestra alagoana traz vozes de Eliezer Setton e Rebeca Deleu ao palco do festival de jazz
FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
Um dos mais expressivos coletivos instrumentais do país, a Orquestra Som do Nordeste desembarca em Manaus, pela primeira vez, para apresentar “Meu Brasil Nordestino”, um concerto em exaltação ao autêntico sotaque alagoano, com as emocionantes vozes de Eliezer Setton e Rebeca Deleu, dois ícones da música regional. O show compõe a programação do Amazonas Green Jazz Festival 2025, nesta quinta-feira (07/08), às 20h, gratuitamente, no palco do Teatro Amazonas, no Centro.
O concerto integra o projeto “Meu Brasil Nordestino”, que é fomentado pela Bolsa FUNARTE de Música Pixinguinha 2023, e tem o objetivo de promover um intercâmbio artístico e cultural que fortaleçam a cooperação entre Norte e Nordeste.
Fundada no estado de Alagoas, em 2023, a Orquestra Som do Nordeste é uma big band formada por 19 músicos, que se diferencia por ter um amplo repertório que contempla as raízes nordestinas da sua identidade, unindo-se à música universal. Além disso, o grupo ganhou notoriedade por realizar o primeiro concerto sensorial e inclusivo do estado de Alagoas, com uso de bexigas para percepção das vibrações, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e participação ativa da comunidade com deficiência.
Quem lidera a banda é o maestro, trombonista, arranjador, produtor cultural e músico formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Rony Ferreira. Apaixonou-se pela música aos 11 anos e tem mais de duas décadas de carreira, sendo aluno de músicos importantes, como Tarciso Pereira e Vittor Santos.
FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
O espetáculo “Meu Brasil Nordestino” celebra a diversidade cultural por meio de arranjos orquestrais que dialogam com o boi alagoano, forró, folguedos, frevo, baião, maracatu, ijexá e outros ritmos como samba jazz, pop, bossa nova, além de ter sido selecionado pelo edital REDE das artes – Bolsa FUNARTE REDE das artes 2023.
Sob direção de Rony Ferreira, com a participação especial do compositor Eliezer Setton, referência no forró e na música alagoana, e da cantora Rebeca Deleu, uma notória revelação, emprestarão suas emocionantes vozes em uma noite inesquecível no palco do Teatro Amazonas.
“Receber um grupo tão representativo, ao lado de artistas que fortalecem a cultura nordestina, é muito gratificante. Essa presença soma ao nosso objetivo de promover o intercâmbio cultural entre a Amazônia, o Brasil e o mundo”, afirma Rui Carvalho, diretor artístico do festival.
Sobre o Amazonas Green Jazz Festival
O Amazonas Green Jazz Festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa. Novidades e mais informações estão disponíveis no Portal Cultura do AM e no site oficial do Amazonas Green Jazz Festival, além das redes sociais: @culturadoam e @amazonasgreenjazzfestival.