Há 4 minutos
As reduções foram alcançadas no mês de abril
Fotos: Victor Levy e Divulgação/SSP-AMOs crimes de roubo de celular, transporte público, rotas e a pedestres apresentaram reduções superiores a 33%, no mês de abril, é o que mostram os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A presença de mais policiais nas ruas, investigações e operações desencadeadas a partir de Programas como o RecuperaFone e Coletivo mais Seguro, contribuíram para a queda desses índices.
“Isso é resultado de todo um planejamento feito pelo governador Wilson Lima, ainda lá atrás. Estamos obtendo números cada vez mais expressivos que evidenciam todo um trabalho realizado como uso das ferramentas disponibilizadas por esse Governo, com mais homens nas ruas, com mais tecnologia e uma integração jamais vista entre as nossas polícias Militar e Civil, e claro, o resultado não poderia ser diferente”, destacou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.
Os dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciesp) da SSP-AM, mostram que em abril, o Amazonas registrou uma queda de 34%, nos roubos de celulares. Associado aos roubos de celulares aparece a redução dos crimes de roubo ao transporte público, que caiu46% e às rotas do Distrito Industrial, que está há cerca de seis meses sem registros de roubos.
Fotos: Victor Levy e Divulgação/SSP-AMAlém disso, os números do Ciesp mostram, ainda, que os crimes praticados contra os pedestres, também, caíram 33%. “Sempre suspeitávamos que esses crimes tivessem certa ligação porque quem rouba uma rota, um pedestre ou um ônibus do transporte coletivo, ataca para roubar o celular e é por isso nossas equipes estão atuando muito fortemente nas quadrilhas que cometem esse tipo de crime e trabalhando na prevenção”, disse o secretário da SSP-AM.
Programas
As ações realizadas pelo Programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), é uma das iniciativas que têm contribuído para a redução dos roubos de aparelhos celulares no estado. Somente nos últimos sete meses, recuperou cerca de 5 mil aparelhos celulares, prendeu 38 pessoas e realizou 15 operações em toda a capital amazonense.
Outra ferramenta das Forças de Segurança é o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), que possibilitou a intensificação do trabalho policial. As ações coordenadas pela PC-AM de forma conjunta com a Polícia Militar (PMAM) culminaram na desarticulação de cerca de 10 grupos criminosos ligados a roubos de ônibus e rotas.
“Essas ações demonstram, mais uma vez, a força do trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado. Essa ofensiva é resultado de um esforço contínuo para que a população tenha uma sensação de segurança no dia a dia. Cada prisão representa um passo importante e seguiremos firmes, com ações cada vez mais eficientes, para garantir que o crime não tenha espaço no Amazonas”, falou o delegado-geral, Bruno Fraga.
Responsável pelas ações ostensivas e preventivas, a PMAM tem atuado no mapeamento das ocorrências, nos locais e horários onde estavam ocorrendo os roubos. Essas ações têm possibilitado a presença mais efetiva dos policiais e garantindo com que as pessoas utilizem o transporte coletivo de forma mais segura.
Fotos: Victor Levy e Divulgação/SSP-AMO comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o planejamento estratégico das ações da corporação que resultaram na redução dos crimes de roubo e no transporte coletivo.
“Com o uso de dados georreferenciados e informações dos setores estatísticos e de inteligência, foi possível que a PMAM mapeasse os locais com maiores registros dessas ocorrências e assim organizar estrategicamente o policiamento nessas áreas e horários de maior incidência”, informou o comandante-geral da PMAM.