A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta sexta-feira (29 de agosto), um curso de formação e atualização de brigadistas, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O objetivo foi preparar servidores de diferentes setores da Casa para atuar em situações de emergência, prevenindo riscos e garantindo mais segurança no ambiente de trabalho.
O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira abordou conteúdos teóricos sobre prevenção e combate a incêndio. Já a segunda reuniu atividades práticas, como simulações de evacuação, manuseio de extintores, atendimento a vítimas de trauma e técnicas de primeiros socorros.
De acordo com o sargento Célio, do Corpo de Bombeiros, a proposta é garantir que os servidores estejam sempre aptos a Agir.
“A importância é ter pessoas bem treinadas para situações de emergência, porque nunca sabemos quando um sinistro PODE acontecer. A brigada tem o papel de solucionar o problema de imediato, reduzindo riscos e protegendo vidas”, destacou.
O curso, realizado pela gestão do presidente David Reis (Avante), contou com a participação de brigadistas já experientes e também de novos voluntários. Segundo o diretor de infraestrutura da CMM, Renan Nogueira, nesta edição foram formados 39 novos brigadistas.
“É essencial garantir que a Casa esteja preparada para momentos de pânico, como um incêndio. Isso protege servidores, visitantes e também o acervo histórico da Câmara. Essa é uma formação que eles vão levar para a vida toda”, afirmou.
O diretor da escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, Edilson Rhasiley, ressaltou a importância da atualização constante.
“Essas capacitações são fundamentais porque, em primeiro lugar, preservam vidas. Contar com profissionais do Corpo de Bombeiros garante ainda mais qualidade e segurança no processo”, disse.
A capacitação recebeu servidores com anos de experiência e outros que ingressaram na brigada pela primeira vez. Michael Lima, assessor parlamentar e brigadista há sete anos, reforçou o impacto do curso.
“Esse curso é fundamental não só para o trabalho, mas também para a vida. Aprendemos como Agir em diversas situações, dentro e fora da Câmara”, avaliou.
Para Mônica Lima, servidora da Casa, a decisão de integrar a brigada veio pelo desejo de estar preparada.
“É a primeira vez que participo. Escolhi me tornar brigadista pela importância da prevenção e para adquirir conhecimento. É algo que PODE ajudar em qualquer situação”, contou.
Brigada de Incêndio
A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou indicadas, treinadas para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. O objetivo é proteger vidas, reduzir danos ao patrimônio e minimizar consequências ambientais em caso de sinistro.
Atualmente, a CMM conta com 59 brigadistas ativos, de diferentes setores da Casa Legislativa, preparados para atuar em situações de emergência.
Texto: Lidiane Castro/Dicom