Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Carnaval na Floresta: Grupos de idosos do Governo do Amazonas se preparam para desfile do grupo especial
Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupos de idosos do Governo do Amazonas se preparam para desfile do grupo especial

26 de fevereiro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 35 minutos

Serão mais de 60 grupos da capital e interior confeccionando acessórios para o desfile do Sambódromo, no dia 1º de março

Foto: Lincoln Ferreira/SejuscO Carnaval é uma das épocas mais esperadas pelos envelhecentes e idosos do projeto ‘EnvelheSer 60+, do Governo do Amazonas. Os 63 grupos da capital e do interior já estão nas preparações e confecção dos acessórios para brilhar na passarela do Sambódromo, na abertura das escolas de Samba do Grupo Especial, no dia 1º de março.

Coordenados pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), por meio do programa Idoso em Movimento, os grupos foram divididos por setores, seguindo o tema deste ano: Liberdade de Envelhe”Ser”: Direitos e deveres de uma sociedade envelhecida.

No grupo Qualidade de Vida, no bairro Japiim, da zona sul de Manaus, a confecção dos acessórios está a todo vapor, com atenção aos detalhes e valorização da cor vermelha – escolhida para setorizar a zona. No total, serão 30 participantes desfilando. Segundo a coordenadora, Inete de Oliveira, de 67 anos, o artesanato já é algo habitual para o grupo.

“Nós sempre trabalhamos com artesanato. Fazemos guardanapos, pintura em garrafa, em vidro e tecido. E agora, como nós fizemos uma pesquisa [dos acessórios para o desfile], vimos que estava muito caro as tiaras então resolvemos confeccionar”, explicou Inete.

Foto: Lincoln Ferreira/SejuscEla ainda complementou como todos estão animados com o desfile, principalmente as idosas, que criaram uma pequena competição para fazer os melhores acessórios e serem o grupo mais bonito do Carnaval.

“Cada uma quer ficar mais bonita do que a outra. Ainda mais que querem chegar lá na avenida competindo com outro grupo que estejam mais bonitas. E para mim é a melhor felicidade do mundo ver eles felizes assim, eu me sinto uma ‘mãezona’”, acrescentou rindo.

Expectativa

Há 16 anos participando do grupo, Lúcia Fernandes, de 58 anos, enfatizou que está empolgada em fazer parte do desfile e o que espera desse Carnaval, além da felicidade em viver esse momento com suas amigas do Qualidade de Vida.

“Para mim é muito gratificante estar com elas, pois quando eu entrei aqui elas me acolheram e, hoje, eu acolho elas. Eu espero que o nosso grupo se destaque na avenida, e não só o nosso mas todos os outros, além de que as pessoas participem e interajam com o desfile. Que todos brilhem lá, não só naquele momento, mas que tragam esse brilho para o seu convívio”, entrega Lúcia.

Emocionada, ela ainda acrescentou como mudou sua vida ao começar a frequentar o grupo.

“Eu cheguei aqui no grupo em momento de depressão no tempo em que eu perdi minha mãe. Então uma amiga chegou em minha casa e disse que tinha esse grupo de idosos, mas no início fiquei com vergonha e depois vim conhecer e fui bem recebida pela coordenadora. Ela explicou que aqui tinha dança e eu aproveitei, interagi com as meninas e desde lá não parei. Entrei aqui com 42 anos, hoje estou com 58 anos já. Aqui eu recebi minha cura”, explicou.

Foto: Lincoln Ferreira/SEJUSC

Idoso em Movimento

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), da SEJUSC, o projeto descentraliza os serviços do estado com equipes multidisciplinares, atendimento psicossocial e ações para qualidade de vida, bem-estar, inclusão social e combate à violência oferecidas em espaços já existentes nos bairros onde moram os idosos e envelhecentes.

Além das aulas de dança e outras atividades físicas, as atividades do projeto incluem fisioterapia, assistência social, psicologia e assistência com técnicos de enfermagem.

Associações e grupos de idosos de todo o estado interessados podem procurar a Seadpi da SEJUSC, situada no Centro Integrado de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD) na rua Marquês Quixeramobim, 210, Conjunto Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendar para receber as orientações sobre o ingresso no projeto.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Vigilância em saúde apresenta análise dos casos de Doença de Haff no estado

Por administrador
Amazonas

Operação Levítico: PC-AM, DPE e Procon realizam ações voltadas aos direitos das pessoas idosas

Por administrador
Amazonas

Idam atende 45 agricultores familiares e criadores de Boca do Acre com emissão de Cartão do Produtor Primário

Por administrador
Amazonas

Sine Amazonas divulga 163 vagas de emprego para esta sexta-feira

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega ampliação do Cesmam e consolida unidade como hospital de referência em Saúde Mental

Por administrador
Amazonas

Curso de informática básica lidera procura na primeira oferta do Cetam em 2026

Por administrador
Amazonas

Cosama instala máquinas purificadoras durante o 30º Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Compensa

Por administrador
Amazonas

Semig destaca investimento de US$ 100 milhões da Mineração Taboca como marco para o desenvolvimento mineral do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Em clima de Carnaval, alunos da FUnATI gravam marchinha autoral

Por administrador
Amazonas

Semana Zero 2026: Colégios Militares da Polícia Militar realizam programação para adaptação de novos alunos

Por administrador
Amazonas

Expo Saúde: SES-AM destaca serviço de UTI Aérea do Amazonas, considerado o segundo maior das Américas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?