Há 33 minutos
A modalidade vai proporcionar mais rapidez na expedição do documento e economia ao cidadão
Foto: Divulgação/SSP-AM
A agricultora Dalva Pereira, de 64 anos, foi a primeira cidadã de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), a solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na modalidade on-line. O documento foi solicitado no Posto de Atendimento da CIN inaugurado nesta terça-feira (22/07).
“De primeiro era o maior sacrifício que a gente tinha para tirar um documento, e agora está tudo mais fácil, né. E graças a Deus que cada vez está avançando mais. Esse documento representa tudo para a gente, porque hoje em dia, tudo que a gente vai fazer tem que ter os documentos”, frisou a trabalhadora.
Foto: Divulgação/SSP-AMO posto está localizado nas dependências do Centro de Tecnologia e Inovação em Cidadania (Ctic), no Centro do município. A inauguração contou com a presença do diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, Mahatma Porto, e do vice-prefeito Luizinho Aguiar, entre outros servidores locais.
O diretor do IIACM, Mahatma Porto, destacou as funcionalidades do novo documento e sobre a economia que vai proporcionar ao cidadão, ao não mais precisar retirar cópias de documentos ou fotografias.
“É importante essa entrega porque, antes, as pessoas precisavam trazer xerox de documentos, foto 3×4 e, nesse novo formato de atendimento, a foto é tirada imediatamente e todos os documentos são digitalizados direto para o nosso sistema. Esse atendimento entra e, imediatamente, já pode ser processado e enviado para a gráfica e, no próximo lote, vir para o município”, afirmou o diretor.
Foto: Divulgação/SSP-AM
Para o pescador Fernando Almeida, de 51 anos, que reside em uma comunidade próxima a Manaquiri, a novidade vai facilitar a expedição do documento e facilitar a solicitação de outros benefícios. “É um benefício que vai servir pra todo mundo”, destacou.