O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA) anunciaram a formação de brigadistas durante reunião com a entidade, na noite de quarta-feira (19/11). A capacitação será formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, segundo o comandante-geral, Coronel Orieliso Muniz.
Detalhes da cooperação
O termo deve ser assinado nos próximos meses e prevê treinamentos voltados a funcionários e ao público que circula pelos estabelecimentos comerciais. “Isso vai trazer mais segurança para os estabelecimentos comerciais e não apenas para os funcionários, mas para todas as pessoas que transitam pelos estabelecimentos comerciais”, afirmou o comandante-geral.
Durante o encontro, o presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, disse que o comandante apresentou números e dados sobre a expansão da tecnologia empregada pelo Corpo de Bombeiros. “A gente sabe que isso traz uma sensação de segurança para a população”, pontuou Pinheiro.
Investimentos e expansão
Muniz também apresentou um balanço dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas na corporação. Em 2025, o Amazonas saiu de 11 para 22 cidades com bases permanentes do Corpo de Bombeiros, conforme o balanço apresentado.
O avanço inclui a implantação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs) em parceria com prefeituras. Esse é o maior projeto de expansão da corporação, segundo a apresentação.
A formalização do acordo e o cronograma dos treinamentos devem ser divulgados após a assinatura do termo.
Assuntos nesse artigo:
#formacaodebrigadistas, #cbmam, #aca, #termodecooperacaotecnica, #coronelorielisomuniz, #brunoloureiropinheiro, #amazonas, #seguranca, #estabelecimentoscomerciais, #gcips, #grupamentosintegradosdecombateaoincendioeprotecaocivil, #basespermanentes, #investimentos, #expansao, #governodoamazonas

