Autarquia ofereceu 200 mil vagas em diversas modalidades, inaugurou sua primeira unidade de tempo integral no estado e formou os primeiros técnicos da escola de gastronomia, entre outras conquistas
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) encerra 2024 com números expressivos e um impacto significativo na formação profissional e tecnológica em todo o estado. Ao longo do ano, a instituição reafirmou seu compromisso com a qualificação da população e a modernização do ensino, oferecendo 200 mil vagas em diversas modalidades, inaugurou a primeira escola de tempo integral do estado e formou as primeiras turmas técnicas da escola de gastronomia.
O grande marco do ano, sem dúvida, foi a inauguração da Escola Prof. Wilson Carvalho Pereira, no município de Silves (distante 204 quilômetros da capital), a primeira unidade de tempo integral da autarquia em todo o estado e também a sexta unidade própria do Cetam no interior. A inauguração reforçou a expansão da educação profissional nos municípios do interior.
Em Manaus o destaque foi a Escola de Gastronomia Bernardo Ramos, que celebrou a formação das primeiras turmas técnicas de Panificação, Confeitaria e Gastronomia, qualificando profissionais para o mercado em áreas de grande empregabilidade.
“O ano foi de grandes conquistas para o Cetam, consolidando a instituição como referência na qualificação profissional e na promoção de inclusão e cidadania em todo o estado. Seguimos a determinação do governador Wilson Lima de levar a educação profissional para todo o Amazonas”, destacou o diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque.
Laboratórios modernizados
O Cetam potencializou sua unidade de Informática, o Instituto Benjamin Constant (IBC), no qual os laboratórios foram equipados com tecnologias avançadas voltadas para a Indústria 4.0, representando um marco na modernização do ensino técnico no estado. Com os novos laboratórios, a autarquia se conecta com as necessidades de mão de obra do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Cursos inovadores e impacto social
Em 2024, o Cetam lançou cursos novos, entre o quais, o de Mediador Escolar e de Terapia ABA (voltada para crianças com o Transtorno do Espectro Autista) destacaram-se por seu caráter inclusivo e sua importância social.
As novas vagas também contemplaram a indústria naval. Foi realizado o primeiro Curso de Soldagem, que certificou 160 alunos, sendo 40 mulheres, todos na comunidade Cacau-Pirêra, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero no mercado de trabalho. Esse curso foi fruto da parceria público-privada com o Estaleiro Juruá.
Inclusão e parcerias: destaques do Programa Mulheres Mil
Com 48 turmas de Qualificação Profissional, o Programa Mulheres Mil capacitou 1.061 mulheres em situação de vulnerabilidade na capital e no interior. A iniciativa contou com o apoio de 34 institutos e instituições parceiras, consolidando-se como uma importante ferramenta de transformação social. O programa é realizado em parceria com o governo federal.
Ensino a distância e formação contínua
O Ensino a Distância (EaD) foi outro ponto alto em 2024, com 59.500 vagas oferecidas e a criação de 17 novos cursos de Qualificação Profissional, ampliando o acesso à educação para comunidades remotas.
Além disso, o Cetam investiu fortemente na qualificação de seus servidores, assegurando a melhoria contínua dos serviços oferecidos.
Balanço final e projeções para 2025
Ao longo de 2024, o Cetam concluiu o ciclo de formação de 1.913 alunos que iniciaram seus cursos em 2023, além de atender mais de 3 mil pessoas por meio do programa Governo Presente.
Em 2025, a autarquia planeja ampliar ainda mais o número de vagas, reafirmando seu compromisso com a educação profissional e tecnológica no Amazonas.
Foto: Cleudilon Passarinho/Cetam