A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 23/7, o ciclo de palestras “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, com o objetivo de fortalecer um ambiente profissional saudável e livre de práticas abusivas, como forma de solução para conflitos interpessoais.
A ação, realizada no auditório da secretaria, localizado na rua Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, contou com a participação das palestrantes doutora Fabíola Bessa Salmito de Almeida, da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, e doutora Cláudia Maria Raposo da Câmara, da 54ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).
Com foco em sensibilizar e capacitar lideranças sobre a importância da adoção de práticas de gestão respeitosas e humanizadas, a ação promove o bem-estar dos servidores e a melhoria contínua do ambiente institucional, como destaca o subsecretário Dalmir Salazar.
“A intenção da palestra é realizar uma ação preventiva com os nossos gestores e servidores, buscando um ambiente saudável para todos e evitando problemas futuros. Essa é a proposta da gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior, que prioriza a qualidade de vida, a valorização e o respeito aos nossos profissionais”, afirmou Dalmir.
Para a gestora do Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça, Vanice dos Anjos, a palestra foi fundamental para fortalecer a relação entre todos os colaboradores de sua unidade de ensino, e que o tema será debatido com foco em melhorias no ambiente escolar.
“A importância está no nosso convívio com os servidores, no respeito e na educação que precisamos cultivar uns com os outros. Estamos todos com um único objetivo, a melhoria da educação. E isso começa no relacionamento interpessoal. Foi uma palestra maravilhosa. Na escola, vamos abordar o tema nas reuniões pedagógicas. Nossos arte-educadores já receberam, por e-mail, o documento encaminhado pela secretaria. Eles fizeram a leitura, e agora vamos discutir as propostas contidas nele com toda a equipe”, explicou Vanice.
A palestrante da parte da tarde, doutora Cláudia Maria Raposo da Câmara, falou sobre a importância da gestão municipal está tratando o tema de forma aberta e contínua, pois demonstra o compromisso com os servidores.
“Fico feliz em saber que o tema está sendo enfrentado e debatido. Estão percebendo a necessidade de discutir o assédio moral. Ele tem sido muito debatido, porque instituições públicas e privadas vêm notando que seus trabalhadores estão adoecendo, e muito disso vem desse assédio, dessa cobrança excessiva”, ressaltou a promotora.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCntkS