Há 34 minutos
Objetivo é ampliar e fortalecer o debate acerca da educação fiscal e sua função socioeconômica no estado
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarA Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e em parceria com o Núcleo de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), realizou, nesta quinta-feira (27/03), o “Seminário de Educação Fiscal e Cidadania”, encontro que busca o fortalecimento da Educação Fiscal no Amazonas, com a reflexão acerca da função socioeconômica dos tributos arrecadados e dos gastos públicos provenientes deles.
O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Gonçalves Dias, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, e foi o terceiro de sete seminários que serão realizados em cada uma das Coordenadorias Distritais de Educação (CDE) de Manaus.
As CDEs 1 e 2 receberam o evento nos dias 25 e 26 de março, no Auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Jacira Caboclo, e no Auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, respectivamente. As demais CDEs irão receber o seminário em abril e maio.
A pauta principal foi discutida pelo auditor fiscal da Sefaz, Augusto Bernardo, que enfatizou a importância da disseminação das ações educativas, fundamentais para o desenvolvimento do país. O auditor destacou que além do seminário, é importante que exista diálogo com estudantes, professores e pais sobre educação fiscal e cidadania.
“A educação fiscal mostra para a sociedade qual é a importância do tributo, ou seja, qual a importância do tributo na vida de cada pessoa que compõe a sociedade brasileira. Nesse caso, é fundamental que a sociedade saiba de onde vem o dinheiro que custeia os serviços públicos”, enfatizou o auditor.
Com público-alvo diversificado, o evento contou com a participação de professores, servidores, diretores escolares e representantes da CDE 3. Há seis anos, a Coordenação de Programas e Projetos Federais da Secretaria de Educação vem sensibilizando e mobilizando escolas e professores a trabalharem a temática da Educação Fiscal em forma de projetos.
“Quando a gente fala de educação fiscal, a gente fala de uma responsabilidade coletiva, de uma cidadania ativa, participativa. Isso significa que, para nós da educação, fazer com que os nossos estudantes, no futuro, possam ser cidadãos comprometidos com uma Manaus melhor, com um Amazonas melhor”, destacou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Educação, Vera Lúcia Lourido.