Há 30 minutos
Os trabalhos serão executados no período noturno, das 22h às 5h para minimizar os transtornos aos motoristas
Foto: Divulgação/Cigás
A fim de acelerar as obras da rede de distribuição de gás natural (RDGN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) dará início, nesta terça-feira (22), à nova frente de trabalho na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Para reduzir o impacto na mobilidade urbana do local e áreas adjacentes, as atividades serão realizadas no período noturno, das 22h às 5h.
O trecho que receberá a construção será a alça da rotatória do Produtor, na direção de quem se desloca para os bairros São José e Cidade de Deus. A obra possui alvará de construção emitido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
A obra faz parte do chamado Gasoduto Norte-Leste, que vai propiciar a interligação de dois gasodutos-tronco já implantados em Manaus, denominados ramais Aparecida e Mauá. O primeiro inicia no bairro Aparecida e segue até as rodovias BR-174 (Manaus-Boa Vista) e AM-010 (Deputado Vital de Mendonça). E o outro inicia no bairro Mauzinho e viabiliza o atendimento de usuários instalados, principalmente, no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Esse é um dos projetos previstos no novo Plano de Negócios (PN) da Companhia de Gás do Amazonas, com projeção de cinco anos (2025-2029). A interligação compreenderá frentes de construção, que passarão por algumas das principais ruas e avenidas das zonas norte e leste de Manaus.
Para a realização desse trecho de rede de distribuição de gás natural, a Companhia conta com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que vai monitorar e orientar o trânsito, principalmente porque haverá interdição parcial da avenida Autaz Mirim enquanto as equipes de trabalho estiverem atuando.
Foto: Divulgação/Cigás
Segundo informações do IMMU, durante a interdição, os motoristas que precisarem acessar o bairro Cidade de Deus deverão utilizar a rua do Fuxico, seguir até a rotatória do Jorge Teixeira, acessar a avenida Itaúba, retornar pela rotatória do Produtor e, em seguida, continuar pela avenida Autaz Mirim em direção ao destino final. Além disso, agentes de trânsito atuarão diariamente no local da intervenção para orientar condutores e garantir a fluidez e segurança no entorno da obra. A intervenção se estenderá até 15 de maio.
A Cigás também está realizando constante trabalho de sensibilização junto à comunidade do entorno com o objetivo de informar sobre o andamento das obras, ressaltar a sua importância para o avanço do serviço público de distribuição de gás natural e ainda, auxiliar moradores, trabalhadores e proprietários de empreendimentos do local em suas demandas. Também adota um rigoroso sistema de sinalização para garantir a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores.