Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida
Amazonas

Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

13 de maio de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 27 minutos

Mãe e bebês receberam atendimento integral da SES-AM até a transferência para o centro de referência nacional em Goiânia

Foto: Divulgação / SES-GO

As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, nascidas no último dia 9 de abril, na Maternidade Ana Braga, unidade da REDE estadual de saúde, foram separadas em cirurgia realizada nesta terça-feira (13/05), no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO). O procedimento, considerado um sucesso pela equipe médica, mostra como a ação integrada entre estados PODE salvar vidas, uma das características do Sistema Único de saúde (SUS).

Desde o pré-natal, a mãe das meninas, Elizandra da Costa, que é de Monte Alegre, no estado do Pará, vinha recebendo acompanhamento multidisciplinar pela Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM).

Após o parto, foi montado todo um aparato para o acompanhamento das bebês até a transferência, coordenada pelo Governo do Amazonas, para o centro de referência nacional.

Foto: Divulgação / SES-GO

O procedimento cirúrgico durou cerca de cinco horas e foi conduzido pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional em separação de gêmeos siameses. Conforme nota divulgada pelo hospital, a operação envolveu etapas complexas, como a separação do fígado, órgão compartilhado pelas irmãs, e a reconstrução das estruturas abdominais de cada uma.

A secretária de Estado de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destacou a potência do SUS em casos como esse. “Trabalhamos o preparo no Amazonas, até as crianças chegarem ao centro especializado. Um acompanhamento especializado, com todo o aparato necessário e capacidade instalada, com segurança, envolvendo uma equipe multiprofissional. Preparamos uma logística para que elas pudessem chegar com segurança a uma referência especializada, permitindo que esse procedimento cirúrgico acontecesse. É uma alegria muito grande para todos os profissionais envolvidos”, ressaltou Nayara Maksoud.

Segundo a Secretaria de Estado de saúde de Goiás (SES-GO), a cirurgia precisou ser antecipada após o agravamento do quadro respiratório de Eliza, que passou a depender de ventilação mecânica. A condição impactou diretamente Yasmin, cujo coração começou a apresentar sinais de sobrecarga.

Após o sucesso da cirurgia, Eliza e Yasmin foram encaminhadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde já aguardam as equipes multiprofissionais para o início do acompanhamento pós-operatório.

Acompanhamento integral

A mãe das gêmeas, Elizandra da Costa, natural do Pará, optou por vir para Manaus, onde o atendimento de urgência e emergência obstétrica neonatal é referência no estado. Iniciou o pré-natal em novembro de 2024 na Maternidade Nazira Daou, especializada em gestação de alto risco.

Foto: Divulgação / SES-GO

Eliza e Yasmin nasceram em 9 de abril de 2025, na Maternidade Ana Braga, com a condição rara de tórax-onfalopagia, em que estão unidas pelo tórax e abdômen. No dia 12 de abril, foram encaminhadas à Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), onde uma equipe de 50 profissionais realizou exames para concluir o diagnóstico.

O Governo do Amazonas mobilizou mais de 100 profissionais para o acompanhamento integral das gêmeas. Dada a complexidade do caso, foi articulada a transferência das irmãs para o Hecad, em Goiânia, via programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com apoio do Ministério da saúde. As gêmeas foram transportadas em UTI aérea, acompanhadas por uma equipe especializada, além da mãe e a avó materna, para dar continuidade ao tratamento.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?