A Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu, nesta sexta-feira (31 de outubro), uma comitiva da Câmara Municipal de Tabatinga (AM), que conheceu de perto o funcionamento do sistema “Câmara Digital”, uma ferramenta implantada na Casa do Povo manauara que tem se destacado na região Norte pela modernização, transparência e sustentabilidade nos processos administrativos e legislativos.
Durante a visita, os representantes de Tabatinga conheceram setores estratégicos da CMM, como a Diretoria-Geral e a Diretoria Legislativa da Casa, além do Departamento de Comissões e da Divisão de Registro Parlamentar. O grupo buscou informações sobre a tramitação eletrônica de documentos.
A comitiva de Tabatinga foi composta por diretores e servidores da Casa, entre eles Eluisay da Silva Tapudima, diretora de Finanças, que destacou a importância da troca de experiências entre os parlamentos.
“Nosso intuito aqui é aprender, adquirindo experiências. Estamos vivendo uma era de inovação e tecnologia, e a Câmara de Tabatinga vem em busca desse conhecimento para aplicar na nossa realidade. Precisamos agradecer, porque fomos muito bem recebidos por todos da Casa”, disse.
Para a diretora-geral da CMM, Elane Alves, a visita reforça o papel de Manaus como modelo de inovação entre os legislativos municipais.
“Eles vieram aqui absorver mais conhecimento para a implantação de sistemas digitais, como o Câmara Digital. E, para nós, é uma honra muito grande estar sendo essa referência, em termos de praticidade e celeridade, para eles e outras câmaras. Nossos processos têm dado maior transparência à sociedade manauara, e poder colaborar com outros legislativos, no que for possível, é muito gratificante. Estamos sempre de portas abertas para quantas vezes forem necessárias”, afirmou.
O Câmara Digital é um sistema que abrange principalmente os processos administrativos da Casa, proporcionando mais celeridade e eficiência aos procedimentos internos e refletindo também na agilidade das atividades legislativas. Todos os fluxos, desde solicitações de serviços até a tramitação de matérias, passam pelo sistema, garantindo controle, transparência e rastreabilidade das ações.
Além da modernização e eficiência, o sistema também contribui para a sustentabilidade ambiental, reduzindo consideravelmente o uso de papel e promovendo práticas mais ecológicas dentro da administração pública.
O procurador-geral da Câmara de Tabatinga, João Pessoa Júnior, explicou que o objetivo é implementar um sistema semelhante, voltado à digitalização e informatização de todo o processo legislativo.
“Queremos entender esses processos para aplicar algumas coisas em Tabatinga, como a digitalização e informatização dos processos legislativos, indo desde a criação dos projetos até a última votação e sanção enquanto lei. Estávamos vendo qual sistema está sendo usado para fazermos um estudo e uma posterior implantação, trazendo, por exemplo, a questão da votação eletrônica”, afirmou.
O presidente da Câmara de Tabatinga, George Martins da Silva (Mobiliza), também ressaltou a importância da aproximação entre os legislativos municipais e elogiou a estrutura da CMM.
“Viemos em busca de conhecer os trâmites da CMM, a tramitação dos documentos, o funcionamento da Casa, para que possamos aderir e aplicar em Tabatinga. Fomos muito bem recebidos pela diretora Elane Alves e pelos demais diretores. Pretendemos manter essa ligação para que possamos melhorar o nosso funcionamento na Câmara de Tabatinga, porque as coisas boas temos que copiar e aplicar no nosso trabalho. Estamos tendo um feedback legal e uma melhor noção de como proceder no município. Vamos em busca dessa modernização”, declarou.
Texto: Michael Douglas/Dicom

