A Câmara Municipal de Manaus (CMM) sediou, na manhã desta quinta-feira (18 de setembro), um momento histórico para o legislativo municipal amazonense: a primeira Assembleia da UNIÃO dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB-AM), realizada na Sala de Comissões da Casa Legislativa. O encontro marcou oficialmente a implantação da entidade no estado, com a aprovação do Estatuto e a aclamação da sua primeira Diretoria Executiva.
A cerimônia reuniu vereadores da capital e do interior, além de representantes nacionais da instituição, como o presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti. O vereador Diego Afonso (UNIÃO Brasil) foi aclamado presidente da UVB-AM e conduzirá os trabalhos à frente da nova seccional.
Durante a semana, Diego Afonso esteve reunido com o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), para apresentar as propostas e diretrizes da UVB no estado. Na ocasião, Reis destacou a relevância do momento para o fortalecimento do parlamento municipal.
“Esse momento tem um significado muito importante para os legislativos municipais. Isso irá fortalecer os parlamentos do nosso estado. Como diz o lema da UVB: ‘vereador forte, município forte’, e é isso que buscamos, dia após dia”, afirmou o presidente da CMM.
Para o vereador Diego Afonso, a instalação da UVB-AM representa um divisor de águas para o legislativo municipal do Amazonas.
“É um momento histórico da nossa cidade, do nosso estado, que traz muitos benefícios não só para a capital, mas principalmente para o interior. A presença do presidente nacional Gilson Conzatti e de vereadores de várias regiões nos entusiasma, mas também aumenta nossa responsabilidade enquanto diretoria. Temos o grande desafio de fortalecer o legislativo municipal e o municipalismo em todo o Amazonas, qualificando os vereadores e defendendo pautas amazônicas que convergem com todos nós”, destacou.
O presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti, enalteceu a criação da seccional como essencial para dar maior visibilidade e voz aos legislativos municipais da região Norte.
“É um grande desafio assumir a entidade em um estado grandioso como o Amazonas, mas precisamos integrar os vereadores desta região com os outros do Brasil, para fortalecer o Poder Legislativo e os seus mandatos”, afirmou.
A vereadora professora Jacqueline (UNIÃO Brasil), eleita 1ª vice-presidente da UVB-AM, reforçou o compromisso da nova diretoria em promover a participação feminina nos parlamentos.
“Queremos dar visibilidade às mulheres vereadoras. Temos muitas mulheres em Manaus e no interior, e é preciso despertar em cada uma delas o desejo de participar da política, ocupar cargos de decisão e legitimar a nossa representatividade”, disse.
Já o vereador Rodrigo Sá (Progressistas), 2º vice-presidente da UVB-AM, destacou o caráter apartidário da entidade.
“A UVB é uma entidade muito importante e acima de tudo apartidária, que tem como objetivo fortalecer o municipalismo. O vereador é a linha de frente com a população, e o nosso Amazonas, pelas dimensões continentais, precisa ainda mais desse fortalecimento”, afirmou.
Com a aclamação da Diretoria Executiva e do conselho fiscal, a UVB-AM inicia uma nova fase de cooperação, integração e valorização do legislativo municipal amazonense, estabelecendo bases sólidas para a defesa dos interesses dos vereadores e das populações que representam.
Composição da Primeira Diretoria Executiva da UVB-AM
– Presidente – Diego Afonso (UNIÃO Brasil);
– 1ª Vice-presidente – professora Jacqueline (UNIÃO Brasil);
– 2º Vice-presidente – Rodrigo Sá (Progressistas);
– 3º Vice-presidente – João Carlos (Republicanos);
– Secretário-Geral – José Irailton Guimarães Sena;
– 1º Tesoureiro – Marcelo Fábio Lima Valente;
– 2º Tesoureiro – Charles Matias Feitoza (Vereador de Beruri);
– Diretora de Comunicação e cerimonial – Ticiana Patrício de Andrade;
– Diretor Administrativo, Financeiro e Patrimônio – Gabriel de Souza Mendes;
– Diretora da Mulher Parlamentar – Carmem Glória Almeida Carratte;
– Diretor da Juventude Parlamentar – Felipe Lindoso Marinho (Vereador de Rio Preto da Eva).
Procuradoria
– Procurador da UVB-AM: Júlio Cesar de Almeida Lorenzoni
conselho fiscal
– Jivago Afonso – Diretor-Presidente da SUHAB;
– Marcelo Castro;
– Nelson Ramayana Rodrigues Lo Presti.
Texto: Lidiane Castro/Dicom