Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Com novos modelos de gestão, SES-AM amplia campo de trabalho para profissionais da Saúde no Amazonas
Amazonas

Com novos modelos de gestão, SES-AM amplia campo de trabalho para profissionais da Saúde no Amazonas

7 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 12 minutos

Foram contratados 3.210 novos profissionais para o Instituto Dona Lindu e para os HPSs Platão Araújo e 28 de Agosto, e os profissionais que atuavam nesses hospitais foram mantidos na REDE

FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMA mudança no modelo de gestão do Hospital e pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), que agora integram o Complexo Hospitalar Sul (CHS), e do HPS Platão Araújo, na zona leste, proporcionou a contratação, até o momento, de 3.210 novos profissionais para essas unidades. Além de abrir novos campos de trabalho para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, as contratações feitas nessas unidades permitiram que outros 2.798 servidores do quadro da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), que atuavam nos três hospitais, permanecessem na REDE para fortalecer outras unidades e serviços.

De acordo com a SES-AM, profissionais estatutários e temporários que atuavam nesses hospitais agora reforçam unidades como as fundações Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) e Adriano Jorge (Fhaj), além dos Serviços de pronto atendimento (SPAs). Também tiveram suas equipes ampliadas com esses profissionais os serviços como o Melhor em Casa e Pé Diabético.

FOTOS: Evandro Seixas / SES-AMNa FCecon, por exemplo, a chegada de novos profissionais, como enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que atuavam no HPS 28 de Agosto, proporcionou à SES-AM abrir novas salas cirúrgicas e mais 17 leitos. Foi também graças a esse reforço, que a secretaria pôde abrir o Centro de Prevenção e Controle do Câncer do Colo Uterino (Cepcolu), serviço inédito e inovador inaugurado este ano. Com o Cepcolu, mulheres diagnosticadas com lesões uterinas podem tratá-las antes que evoluam para câncer.

No Francisca Mendes, o ganho maior foi na ampliação dos serviços de hemodinâmica, como cateterismo, angioplastia, entre outros, da mesma forma que a Fhaj ganhou reforço em serviços que estavam precisando, como o Núcleo Interno de Regulação (NIR).

Os SPAs também receberam profissionais para atuar na classificação de risco, melhorando o fluxo de atendimento. O reforço chegou, ainda, ao programa “Melhor em Casa” para pacientes que precisam de acompanhamento domiciliar. E no programa Pé Diabético, serviços que antes eram feitos por empresa terceirizada, agora têm servidores à frente, resultando em economia para a secretaria.

“Os profissionais temporários e estatutários são importantes nesse NOVO processo de trabalho que estamos implantando, pois contribuem no equilíbrio e melhor dimensionamento da REDE para ampliarmos a oferta de serviços nas unidades prioritárias de forma eficiente e estratégica. Assim, garantimos o bom funcionamento de toda a REDE”, avalia a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.

Além disso, afirma a secretária, o dimensionamento das equipes de Enfermagem foi aprimorado, com melhor distribuição de plantonistas e adequação das escalas à demanda real de pacientes nas unidades.

As contratações para os HPSs Platão Araújo, que absorveu 700 novos profissionais e para o 28 de Agosto e Instituto Dona Lindu, que juntos somam mais 2.510 profissionais, seguiram regras das instituições que administram essas unidades, por meio de processo seletivo, abrindo novas oportunidades e ampliando o campo de trabalho para enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?