Neste domingo, 18/5, data em que se celebra 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, a Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Infraestrutura (Seminf), entre outras pastas do Executivo municipal, participou do Ato Público da Campanha Faça Bonito, realizado na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. A ação foi promovida pelo Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Amazonas, composto pelo poder público e sociedade civil organizada.
O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, destaca que o ato público é fundamental na conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, bem como, reforça o trabalho da secretaria promovido ao longo do ano.
“É de fundamental importância que realizemos esse tipo de ação para conscientizarmos a população sobre o cuidado que devemos ter com as crianças e adolescentes. A Semed possui uma equipe permanente que cuida disso, que está em contato com o comitê organizador e com ações dentro das escolas, para promover uma educação de qualidade”, afirma Bentes.
A Semed, por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), nos últimos anos, intensificou as ações de Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil dentro e fora das escolas da rede municipal, como explica o gerente da Gacpe, Mário Lima.
“É um evento importantíssimo, pois mobiliza a sociedade amazonense sobre essa problemática da violência contra a criança e adolescente. A Semed tem um trabalho muito forte nesse sentido. Há mais de 25 anos, a secretaria trabalha no combate contra esse tipo de violência, temos uma específica que realiza ações que possam dar segurança para que nossas crianças não tenham só educação, mas saúde, e tenham seus direitos preservados. Hoje é o dia D, mas esse combate continua o ano todo e o trabalho da secretaria é incansável nesse sentido”, pontuou.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Helane Moreira, enfatizou a importância de todos os órgãos competentes apoiarem a causa para garantir um trabalho efetivo no combate à exploração.
“A Semasc se faz presente neste ato para chamar a atenção da sociedade que a exploração sexual das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Estamos também, neste momento, lançando a nossa cartilha que mostra principalmente como identificar os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, garantiu.
Participando do evento e com voz ativa, Lucíola Abreu, de 16 anos, que faz parte do Comitê de Participação Adolescente, ressaltou a importância da participação dos agentes principais nas discussões de políticas públicas, como é o caso da campanha Faça Bonito.
“Essa campanha se faz importante de muitas maneiras, porque nós, crianças e adolescentes, muitas vezes acabamos sendo desacreditados, por não sermos adultos, podemos não ser ouvidos e levados a sério quando fazemos algum relato. Então, ter uma campanha como essa, que traz participantes dessa realidade para expor a sua vivência é algo muito importante e nos dá um certo senso de esperança, de que podemos ser ouvidos e vistos realmente”, concluiu.
— — —
Texto – Moara Cabral/Semed e Syrrames Mendonça/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc