Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orientou as Unidades de Saúde para a realização de ações educativas sobre os riscos do consumo do tabaco. A programação segue a campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2025, que aborda o tema “Desmascarando a indústria do tabaco: expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos”, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, explica que as campanhas de combate ao cigarro nos últimos anos trouxeram resultados positivos com a redução no número de fumantes no Brasil, com Manaus sendo a capital com o menor número de fumantes no país.
“Com a campanha este ano, a proposta nas Unidades de Saúde é esclarecer a população sobre os riscos do uso do tabaco e sobre as estratégias utilizadas hoje para atrair novos consumidores, como o uso do cigarro eletrônico”, explica Carla Azevedo.
Segundo o último estudo divulgado do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/Ministério da Saúde), realizado em 2023, Manaus é a capital brasileira com o menor percentual de adultos fumantes, estimado em 4,8%.
As ações de reforço no controle do tabagismo seguem até o final do mês de maio nas Unidades de Saúde e as atividades desenvolvidas incluem palestras e rodas de conversa abordando temas como: Riscos de uso do cigarro para a saúde; Tabagismo passivo; Benefícios de parar de fumar; Cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco; e Efeitos do tabaco para a saúde bucal.
Saúde na escola
A programação da campanha de combate ao tabagismo também tem sido realizada nas atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve 350 escolas e beneficiam 180 mil estudantes no município.
De acordo com a enfermeira Adriany Alves Araújo, técnica do PSE/Semsa, o programa é executado nas escolas com o apoio de equipes de saúde da rede municipal, e tem como uma das temáticas a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.
“Neste mês, com as atividades em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, as ações de prevenção ao uso do cigarro são intensificadas nas escolas, especialmente para a sensibilização dos adolescentes. O objetivo é orientar para que entendam os riscos que o uso do cigarro pode trazer para a saúde, como o câncer de pulmão, câncer de boca e problemas cardiorespiratórios”, alerta Adriany Araújo.
A programação da campanha será encerrada na sexta-feira, 30/5, na Vila Olímpica de Manaus, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Oeste, em parceria com coordenação estadual do programa de controle de tabagismo, das 8h às 11h. Durante a programação, as equipes dos Distritos de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural irão desenvolver atividades educativas com distribuição de folhetos informativos, rodas de conversa e atividades lúdicas com utilização de maquetes.
— — —Texto – Eurivânia Galúcio / SemsaFotos – Divulgação / Semsa