Há 3 minutos
O Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas de 2024 foi aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (27/03)
FOTOS: Laís Pompeu/FCeconO conselho consultivo da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aprovou, por unanimidade, o Relatório Anual de Gestão e Prestação de Contas de 2024, nesta quinta-feira (27/03). O relatório será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
A reunião do conselho consultivo segue o regimento interno da Fundação, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 31.951 de 2010, e contou com representantes da SES-AM, FCecon, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).
Avanços
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou, durante a apresentação do relatório, o impacto da chegada de novos equipamentos no hospital, como a terapia feita com unidade eletrocirúrgica com plasma de argônio, para o tratamento de pacientes oncológicos com sangramento no reto, causado pela radioterapia. A FCecon foi o primeiro hospital público a oferecer o tratamento no Amazonas.
Também citou os novos micrótomos e aparelho de ponta para processamento de tecido humano para o Laboratório de Patologia, e nova estufa, microscópio, agitador térmico, dentre outros, para o Laboratório de Análises Clínicas.
Outro destaque foi a expansão da enfermagem de navegação para a cirurgia oncológica. O projeto, criado em 2019, inicialmente para pacientes com câncer de mama, atende os pacientes com câncer no esôfago, estômago, fígado, colorretal, além dos pélvicos, desde 2024.
Os pacientes contam com o suporte e a orientação de enfermeira e técnicas de enfermagem durante todo o tratamento. O objetivo é agilizar os procedimentos pré-operatórios, marcação de consultas e exames, até o fim do tratamento.
Atendimentos
A FCecon realizou, em 2024, 1,18 milhão de procedimentos em serviços ambulatoriais e 29,4 mil procedimentos hospitalares. Foram 2,9 mil cirurgias e 90,1 mil consultas médicas.
Dentre tratamentos e atendimento de radioterapia, quimioterapia e hemoterapia, foram 99 mil procedimentos. Já os procedimentos de terapia da dor e cuidados paliativos somaram 66,3 mil em 2024.
Também foram realizados 808 mil exames de apoio ao diagnóstico.
Ensino e Pesquisa
A FCecon ampliou o número de pessoas desenvolvendo atividades de pesquisa, chegando a 421 pesquisadores internos e externos, orientadores, bolsistas e colaboradores do programa de iniciação científica, residentes, preceptores, mestrandos e doutorandos.
Entre outros estudos desenvolvidos em 2024, destaca-se uma pesquisa com pacientes da FCecon diagnosticadas com câncer de colo do útero, que analisou o uso do DNA circulante do Papilomavírus humano (cDNA HPV) para identificar a recidiva/persistência do câncer após o tratamento.
O projeto foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, da Universidade Federal do Amazonas (PPGIBA/Ufam), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam).