Há 27 minutos
Com a presença de 25 escolas que compõem a CDE 7, a competição conta como seletiva para o JEA’s 2025
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Coordenadoria Distrital de Educação (CDE 7), da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, abriu o 12º Jogos Escolares da CDE 7 (XII JOESC). Realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, o evento contou com a participação de 25 das 34 escolas da CDE 7.
Executado há 12 anos, os Jogos Escolares das Coordenadorias Distritais funcionam como uma seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). Competindo em diversas modalidades, os estudantes com as melhores classificações na etapa distrital dentre as turmas de 6º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio se classificam para a fase regional.
O coordenador do Núcleo de Desporto Escolar, Joniferson Vieira, explicou que essa fase da competição está sendo realizada em todas as CDEs e no interior do estado nos municípios de Lábrea, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Silves e Novo Airão.
Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“E aqui serão selecionados os campeões e os vice-campeões para a etapa final dos JEA’s que acontece dos dias 17 a 27 de julho, deste ano, para nós completarmos o 46º Jogos Escolares do Amazonas”, completou.
A Cerimônia de Abertura
O evento aconteceu na quadra do Ceti, na tarde da sexta-feira (16/05), onde as 25 escolas realizaram um desfile de apresentação ao som da banda marcial. Com a presença de diretores escolares e assessores de educação física, o evento contou com apresentação cultural, o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica.
A coordenadora da CDE 7, Silvia Porfírio, explicou que o objetivo do evento é estimular as atividades fora da sala de aula, mas também incentivar os estudantes da rede pública de ensino a terem uma vida mais saudável por meio da prática desportiva.
“O esporte é muito importante na educação, pois trás para os nossos alunos compromisso com a disciplina, saúde e a importância da atividade física na vida dos nossos jovens”, explicou a coordenadora.
Prática desportiva que transforma
A estudante Ana Júlia Salles, 13 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental do Ceti Zilda Neumann foi responsável por recitar o juramento do atleta. Medalhista do JEA’s no ano de 2024 no revezamento 4×80, a aluna falou como sua paixão pelos esportes, em especial o atletismo mudou sua vida de maneira positiva, fazendo ela se encontrar em uma área que nunca imaginou antes.
“Em 2023 eu já tinha participado em uma corrida olímpica quando eu estudava em outra escola e eu não consegui ganhar porque eu não tinha mentalidade e no ano passado, quando eu entrei para essa escola,eu consegui me encontrar”, contou a aluna.