Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas
Amazonas

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

10 de novembro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Um dos pontos destacados foi a construção coletiva da Iniciativa Amazônia +10, com a participação dos pesquisadores dos estados da Amazônia

Foto: Divulgação |Fapeam

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, participou, nesta segunda-feira (10/11), do painel “Iniciativa Amazônia +10 – Colaboração Subnacional e Financiamento Conjunto para desenvolvimento local da Amazônia”, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), aberta oficialmente nesta segunda-feira (10/11), em Belém.

A COP 30 reúne delegações de todo o mundo para debater ações de enfrentamento às mudanças climáticas. As atividades irão ocorrer até o dia 21 de novembro.

Membro do comitê executivo da Iniciativa Amazônia +10, a diretora-presidente da Fapeam integra a delegação do Governo do Amazonas, sob liderança do governador Wilson Lima. A participação da Fapeam neste painel foi a convite do diretor-presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho.

Foto: Divulgação |Fapeam

Durante o painel, um dos pontos destacados foi a construção coletiva da Iniciativa Amazônia +10, com a participação direta de pesquisadores dos Estados da Amazônia. A diretora-presidente reforçou, ainda, a importância do desenvolvimento de estudos em parceria entre diferentes pesquisadores e instituições, e o respeito à singularidade de cada Estado envolvido nas ações, dando protagonismo para aqueles que fazem parte da Amazônia Legal.

“O protagonismo, por meio da Iniciativa Amazônia +10, é dos pesquisadores da Amazônia. Acredito que, com isso enfatizado e bastante reiterado, a Iniciativa foi se consolidando. Em Belém, tivemos o workshop com pesquisadores da China e, no mês passado, em Manaus, com pesquisadores dos países nórdicos, Finlândia, Suécia e Noruega. A diretriz de recebê-los bem, mas em um patamar de respeitabilidade e reconhecimento recíproco, também é uma grande ação da Iniciativa Amazônia + 10”, explicou Márcia Perales.

Na ocasião, a diretora-presidente da Fapeam salientou a qualidade das pesquisas desenvolvidas na região amazônica e seus desdobramentos em todas as áreas do conhecimento, projetos com potencial para colaborações internacionais.

Foto: Divulgação |Fapeam

Foto: Divulgação |Fapeam

Governo do Amazonas na COP 30

O Amazonas chega à conferência com um conjunto de projetos que combinam proteção da floresta, desenvolvimento econômico e inclusão social, consolidando o Estado como referência em soluções concretas para a crise climática.

O estado, por meio da Fapeam, vai lançar amanhã (11/11), os Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – COP 30 2025 – Volumes 1 e 2, com recortes de 50 projetos financiados nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade, bioeconomia e inovação social; o Catálogo CTC/AM 2025, com 108 pesquisas sobre eventos climáticos extremos; e o Inventário de Ações e Pesquisas para o Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos Extremos no Estado.

O lançamento será realizado no Pavilhão Brasil na Blue Zone, durante o painel “Ciência, Tecnologia e Inovação: Bioeconomia, PSA e Transição energética para o Amazonas”. Na oportunidade, também serão lançados o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); a Política Estadual de Transição Energética, da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig); e o Inventário de Emissões Atmosféricas do Estado, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?