Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > COP30: Sect lança Cartilha de Regularização Fundiária e participa de Reunião sobre a Associação dos Órgãos de Terra
Amazonas

COP30: Sect lança Cartilha de Regularização Fundiária e participa de Reunião sobre a Associação dos Órgãos de Terra

13 de novembro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

A presença da Sect na COP30 evidencia que uma governança fundiária sistematizada garante segurança jurídica, estabilidade territorial e sustentabilidade

FOTOS: Divulgação/Sect e Assessoria de Comunicação do Consórcio Amazônia Legal

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) participou, na quarta e nesta quinta-feira (12 e 13/11), da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará. Durante o evento, a Sect lançou a Cartilha de regularização fundiária, em cooperação com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, e participou da reunião da Associação dos Órgãos de Terra, que tratou dos avanços e desafios nas ações de política fundiária.

De acordo com secretária de Estado da Sect, Renata Queiroz, a presença na COP30 representa um marco na gestão do governador Wilson Lima, que tem atuado para alinhar preservação ambiental e regularização fundiária. “É uma honra participar desse momento histórico, pois não há como falar em regularização fundiária sem pensar em sustentabilidade e proteção ambiental. Essa é a orientação do governador Wilson Lima: tratar a regularização como uma política de clima, biodiversidade e inclusão social, essencial para garantir direitos e promover um modelo de desenvolvimento justo e sustentável”, destacou.

A Cartilha de regularização fundiária, lançada na quarta-feira (12/11), tem objetivo de apresentar um diagnóstico acessível e abrangente sobre as iniciativas, soluções e resultados em gestão pública fundiária, especialmente na Amazônia Legal.

O documento deverá orientar gestores públicos, técnicos e a sociedade sobre os instrumentos legais e operacionais que podem ser aplicados para garantir segurança jurídica, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Além disso, a Cartilha busca harmonizar normas entre os estados, fortalecer a cooperação institucional e contribuir para o combate a ilícitos fundiários e ambientais, promovendo uma governança territorial mais eficiente na região.

“A Cartilha foi desenvolvida em parceria entre órgãos estaduais e federais, com apoio de especialistas. O material reúne experiências, estudos e legislações da Amazônia Legal e foi elaborado de forma didática e acessível. A finalidade do documento é tornar os processos mais ágeis, seguros e transparentes, garantindo que as famílias beneficiadas recebam seus títulos de forma legal e sustentável, fortalecendo a segurança jurídica e o desenvolvimento territorial”, pontuou a secretária.

Idealizadores da Cartilha

Assinam a Cartilha membros do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, presidido pelo governador Helder Barbalho; o secretário executivo Marcello Brito; a diretora executiva Vanessa Duarte; o coordenador setorial de governança fundiária Bruno Kono; o coordenador de parcerias e câmaras setoriais Pedro Firmo; a assessora Beatriz Créspo Casado e tem revisão de Rafaelle Silva.

Além da secretária da Sect, Renata Queiroz, o documento é composto ainda pelos presidentes de terras e secretários do Acre, Gabriela Ramos Câmara; do Amapá, Jorge Rafael Barbosa Almeida; do Maranhão, Anderson Pires Ferreira; do Mato Grosso, Francisco Serafim de Barros; do Pará, Bruno Kono; de Rondônia, David Inácio dos Santos Filho; de Roraima, Ionilson Sampaio e do Tocantins, Herbert Brito Barros (Dr. Buti).

Governança

A presença da Sect na COP30 reforça que uma governança fundiária organizada assegura segurança jurídica, estabilidade territorial e confiança para investimentos, promovendo emprego, renda e inclusão social nas comunidades amazônicas.

Nesta quinta-feira (13/11), a titular da pasta deu continuidade à agenda de atividades e participou da Reunião da Associação dos Órgãos de Terra, na Green Zone, onde foram debatidos os principais eixos da política fundiária nacional, mecanismos de integração entre estados e UNIÃO, e estratégias para acelerar a regularização de terras no país.

Amazonas na COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) é o principal evento global das Nações Unidas voltado às discussões e negociações sobre as mudanças climáticas. As atividades seguem até o dia 21 de novembro, e o Governo do Amazonas participa com representantes de diversas secretarias.

Entre os principais objetivos estratégicos da conferência estão o fortalecimento do protagonismo brasileiro na agenda climática global, a valorização da ciência amazônica, o reconhecimento dos povos indígenas e comunidades locais e a divulgação de soluções inovadoras do setor privado em sustentabilidade. Outro destaque é a ampliação da participação da sociedade civil, garantindo espaço a organizações e movimentos sociais, mesmo àqueles sem status oficial de observador.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PGE-AM completa 53 anos de existência celebrando modernização e reafirmando compromisso com cidadãos amazonenses

Por administrador
Amazonas

Alunos do Liceu Cláudio Santoro celebram identidade cultural amazônica no espetáculo “Rede de Memórias”

Por administrador
Amazonas

Em Iranduba, Polícia Militar do Amazonas apreende 112 tabletes de maconha em embarcação

Por administrador
Amazonas

Monitoramento contínuo: FVS-RCP atualiza situação das arboviroses no estado

Por administrador
Amazonas

Detran-AM alerta para novo golpe via WhatsApp

Por administrador
Amazonas

Programas de infraestrutura urbana do Governo do Amazonas são destaque na Construnorte 2025

Por administrador
Amazonas

Embarcação premiada do Ipem-AM integra ações do Inmetro na COP-30

Por administrador
Amazonas

Diário Oficial do Amazonas celebra 132 anos de transparência e inovação

Por administrador
Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por roubo em unidade de saúde na zona leste

Por administrador
Amazonas

Em dez meses, Polícia Militar do Amazonas registra aumento de 71,9% na captura de foragidos da Justiça

Por administrador
Amazonas

FCecon dá início ao 8º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia

Por administrador
Amazonas

Cigás promove o 11° simulado de emergência para aprimorar protocolos de segurança do gás natural

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?