Há 31 minutos
A capacitação será realizada até o fim do mês de março
Foto: Paulo Bahia/CBMAMO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início à segunda turma do Curso de Especialização de Salvamento em Altura da instituição. O objetivo do curso é especializar o servidor para atender a qualquer tipo de ocorrência em plano elevado, seja com o apoio de helicóptero, ou acesso por cordas, em prédios, torres, e montanhas e em áreas de selva de difícil acesso.
A capacitação teve início com a Aula Inaugural do curso, na segunda-feira (04/02). “É muito importante estarmos sempre preparando tecnicamente, intelectualmente para atender a nossa comunidade. Isso faz parte de toda uma estratégia do governador Wilson Lima, de qualificar o servidor público para entregar o melhor serviço à sociedade”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, Coronel Orleilso Muniz.
Com 400 horas de duração, a capacitação é realizada com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora N.35, a NR-35. O curso tem duração de dois meses, com aulas teóricas e práticas, além das provas semanais. A capacitação, promovida pela Diretoria de Formação Ensino e Pesquisa (DFEP), será realizada em cidades da região metropolitana de Manaus. Um total de 17 militares participam das aulas, com previsão de encerramento no dia 28 de março.
Foto: Paulo Bahia/CBMAM“É um curso em nível nacional que não só o CBMAM, mas também todas as unidades da federação fazem, proporcionando para seus profissionais ficarem qualificados para atender esse tipo de ocorrência”, explicou o tenente Daniel Araújo, coordenador da especialização.
Para participarem da capacitação, os militares passaram por um processo seletivo interno que contemplava inscrição, exame médico, teste físico e teste de habilidade específica, onde o militar precisa demonstrar que possui capacidades para iniciar a qualificação.
Um dos alunos é o soldado Edcleydson Gomes, pernambucano, que se espelhou no pai, que também foi bombeiro, para entrar na corporação. “O bombeiro tem que estar sempre se preparando e se especializando devido às ocorrências. Então, quanto mais o bombeiro se especializar ele mais vai estar preparado para quando acontecer um sinistro, uma ocorrência, ele vai estar em condições de resolver”, explica Gomes.