Há 8 segundos
Capacitação é realizada com normas da Anac e Anatel
Fotos: Paulo Bahia/CBMAMO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) deu início, na manhã desta segunda-feira (10/02), ao Curso de Operador de Aeronave Remotamente Pilotada. Essa é a primeira vez que a corporação promove o curso e deve alcançar 40 militares.
“É um curso que vai preparar parte do efetivo para operar esses equipamentos. Os drones são muito úteis nas nossas operações, desde o levantamento de áreas de risco, mapeamento de edificações. É uma capacitação que agrega muita capacidade operacional do Corpo de Bombeiros”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.
Com 44 horas de duração, a capacitação é realizada com base nas normas da Agência Nacional de Aviação (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Ao final do curso, o militar possuirá o registro de piloto para poder solicitar autorizações de voos.
Fotos: Paulo Bahia/CBMAM“Nós vamos capacitar todos os alunos para serem operador de drone nas mais diversas funções do corpo de bombeiro, como combate em sede florestais e urbanos, busca de pessoas perdidas em matas, rios e igarapés, georreferenciamento, mapeamento de áreas e também para situações de risco”, explicou o coordenador do curso, capitão Kennedy Conceição.
Serão oito horas de aulas teóricas e 32 de prática. A ação faz parte da estratégia de investimento em tecnologia, determinada pelo Governador Wilson Lima, e implementada pelo comandante-geral da corporação.
“Participar do curso é importante para desenvolver na corporação e atender melhor a sociedade. Nós estamos acompanhando a evolução do sistema. O bombeiro está buscando evoluir constantemente e o curso vai aprimorar a capacidade de resposta do bombeiro e do batalhão”, ressaltou o sargento Zwang, participante da capacitação.