No Dia do diretor escolar, líderes das equipes docentes das mais de 600 escolas da Secretaria de educação são os protagonistas

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar | Divulgação
Diariamente, a diretora Ilda Lima, da escola Estadual (EE) Osmar Pedrosa, lida com mais de 1,6 mil estudantes, divididos em turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino. Mais do que alunos, são pessoas que recebem atenção e cuidado especial por parte da diretora, que há dez anos está à frente da unidade de ensino, trabalhando de maneira assertiva com o objetivo de garantir uma escola segura, com educação de qualidade igualitária a todos os alunos da unidade escolar.
A história de Ilda é uma entre as mais de 600 histórias de educadores que estão à frente da gestão escolar, na capital e interior do Amazonas, e que, neste 12 de novembro, Dia do diretor escolar, a Secretaria de educação enaltece e compartilha.
Quando iniciou a trajetória na liderança da equipe docente da EE Osmar Pedrosa, em 2015, a diretora se deparou com a oportunidade de contribuir com a mudança de realidade da comunidade que vive ao entorno da escola no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. São famílias que enxergam na educação a oportunidade de transformação na vida de seus filhos, e, de acordo com Ilda, é exatamente isso que ela buscou em cada um desses dez anos de jornada.
“A minha trajetória na educação começou nesta escola, então ela ficou marcada na minha vida. Quando tive a oportunidade de ser diretora, eu quis fazer o meu melhor para que a escola melhorasse cada vez mais, para que melhorasse a qualidade do ensino, e todos os demais processos”, destacou a diretora.
Cuidar de uma escola não é tarefa fácil e, conforme a quantidade de alunos, modalidade educacional e localização da unidade de ensino, os desafios e responsabilidades se tornam ainda maiores. O diretor escolar é o profissional que tem a missão de manter o bom funcionamento da escola, além de incentivar, motivar e inspirar a sua equipe e os estudantes, superando desafios e buscando alternativas para a melhoria do ambiente escolar, trabalhando a motivação de cada membro da equipe a um fazer pedagógico mais construtivo e humano.
Ilda acredita que uma educação de qualidade precisa ser feita a muitas mãos, e é por isso que destaca o mérito dos professores e pedagogos no sucesso dos projetos realizados no âmbito escolar, bem como nas olimpíadas de conhecimento disputadas pelos estudantes. Para ela, o diretor precisa ter um olhar ampliado para atender todas as necessidades de uma escola, que inclui a gestão do corpo docente, discente, dos recursos físicos e dos recursos financeiros.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar | Divulgação
“Nós fizemos parte de todo o processo de muitos alunos dentro da escola, e o maior legado que nós sempre trabalhamos para que eles levem daqui é o amor ao próximo, a responsabilidade, a disciplina, e serem sempre seres humanos melhores a cada dia, e isso eles têm como exemplo dentro da escola, dentro do que é trabalhado”, reiterou a gestora.
Novos olhares
Nos últimos anos, a Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar realizou dois Processos Seletivos Simplificados (PSS) para diretores escolares, empossando novos profissionais para atuação no interior e na capital do estado. No primeiro, realizado em 2024, 189 profissionais foram aprovados e empossados para atuação em Manaus, enquanto no segundo, realizado em 2025, foram aprovados 182 candidatos na capital e 236 no interior. A diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho, explicou que a abertura do NOVO PSS foi necessária diante da grande demanda da REDE.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar | Divulgação
“O servidor que é aprovado no processo seletivo para Diretores passa por uma avaliação de mérito e desempenho, além de avaliação de probidade. Dessa forma os servidores aprovados são considerados aptos para o exercício da função de diretor”, ressaltou a diretora.
Uma das empossadas no último PSS foi a diretora Katriana Farias, que assumiu a liderança da EE Gentil Belém, localizada em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). A educadora possui experiência na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, atuando também, durante dois anos, no Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG), da Secretaria de educação. Com graduação em Letras, a recém-empossada diretora enxerga na nova função uma verdadeira missão, cujo principal objetivo é colocar em prática o que acredita sobre educação, contribuindo para o crescimento dos alunos e o fortalecimento da equipe escolar.
Para a diretora, a experiência como assessora de Gestão Escolar no NIG, a fez enxergar a possibilidade de assumir a direção de uma escola. Hoje, Katriana enxerga esse papel como a garantia de que o trabalho pedagógico aconteça com qualidade. A profissional busca, em seu dia a dia, atuar como mediadora entre as demandas da comunidade e os objetivos educacionais da escola, liderando com ética, planejamento para o alcance de metas educacionais, projetos pedagógicos e empatia, buscando constantemente o desenvolvimento dos alunos, professores e colaboradores.

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar | Divulgação
“No meu dia a dia de diretora me preocupo em conversar diariamente, face a face com professores e alunos, seja para repasse de informações ou conversas livres para saber da perspectiva deles, como está o trabalho da gestão escolar, ouvindo as demandas e recebendo feedbacks do trabalho executado”, afirmou a diretora.

