Há 55 segundos
As atividades, realizadas na quarta-feira (30/07), incentivaram a população a compreender boas práticas no trânsito
FOTOS: Arquivo/Detran-AMO Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio das equipes de Fiscalização e de educação para o Trânsito, promoveu ações interativas de conscientização na noite de quarta-feira (30/07), no calçadão da Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A atividade tem por objetivo aproximar a população da instituição, e reforçar a conscientização e boas práticas no trânsito.
Entre as atividades interativas constaram entrega de camisetas, orientações sobre trânsito seguro, circuito com óculos simulador de embriaguez e de entorpecentes, cartilha e jogos educativos para crianças, e entrega de material didático, como revistas. A equipe de Fiscalização promoveu também a exposição de materiais como teste rápido de alcoolemia e etilômetro.
FOTOS: Arquivo/Detran-AMDe acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o órgão mantém o constante objetivo de, cada vez mais, incentivar a condução segura. “É importante estarmos nesta ação itinerante, em contato direto com a população, pois somente de forma coletiva e consciente poderemos conquistar o trânsito seguro que todos merecem”, pontua David Fernandes.
A coordenadora da Gerência de educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, explicou que o objetivo principal da ação é conscientizar condutores e passageiros a exercerem o trânsito seguro, preservando vidas e evitando sinistros. “Nós estamos dando continuidade às ações educativas nessa campanha que tem ocorrido frequentemente. Estamos, com atividades diversas para as crianças e para os adultos. É mais uma ação do Detran Amazonas para aproximar a população às iniciativas do órgão”, destaca.
FOTO: Arquivo/Detran-AM
A pequena Julia Rafaela, 6, participou da interação de desenho, aprendendo a importância do uso de equipamentos de segurança. “O cinto de segurança é importante para proteger as pessoas, para a gente não passar por algum susto, para a gente não bater em algum carro e se machucar. E eu amei os desenhos”, afirma Julia.
FOTO: Arquivo/Detran-AM
Participando da atividade com óculos simulador de embriaguez e uso de drogas, o designer Rafael dos Santos, 36, compreendeu como as substâncias afetam a percepção do condutor. “A parte com óculos de álcool foi um pouco mais fácil, mas em um determinado pedaço do percurso, já não estava dando para enxergar muito bem. Mas, com o de droga, não tinha condição de ver nada. Bati em dois obstáculos e foi difícil. É melhor não dirigir embriagado nem sob efeito de drogas”, relatou o designer.
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, destaca os equipamentos e orientações apresentados pelas equipes do órgão. “O Detran Amazonas, mais uma vez, está presente na Ponta Negra com a sua ação de educação para o trânsito, para a gente salvar vidas, trazendo uma ação específica de mobilidade urbana, na qual as pessoas possam conhecer um pouco mais da nossa estrutura de educação de trânsito, conhecer a nossa viatura de fiscalização e a viatura inteligente, que é composta por alguns requisitos tecnológicos para a gente fazer uma abordagem mais segura e continuar salvando as vidas no trânsito”, finaliza Wendell Waughan.