Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e outros grupos prioritários para vacinação contra influenza (gripe) podem receber o imunizante em dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, neste sábado, 8/11. A estratégia, coordenada na capital pela Secretaria Municipal de saúde (Semsa), iniciou na segunda-feira, 3/11, seguindo calendário diferenciado para a região Norte, coincidindo com o período chuvoso, de maior ocorrência das doenças respiratórias.
Conforme o subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, até a quinta-feira, 6/11, 23.758 pessoas, dentre elas 9.755 idosos, 1.482 gestantes e 6.221 crianças, receberam a dose contra a gripe nos pontos de vacinação gerenciados pela Semsa.
“A vacinação é direcionada neste momento para as pessoas com maior risco de exposição ao vírus e tidos como mais vulneráveis à doença, ou seja, gestantes, crianças e idosos, além dos usuários de outros 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da saúde”, relata o subsecretário.
Ao lado das crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos a partir de 60 anos, informa Djalma, integram os grupos prioritários: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 anos e mais); e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
O subsecretário enfatiza que a vacina contribui não só para reduzir os riscos de contrair a doença como para diminuir a gravidade dos sintomas, em caso de infecção. “Mas é importante que os usuários recebam logo suas doses, antes do período mais intenso de chuvas, que traz o alerta para maior transmissão das síndromes respiratórias”.
Conforme Djalma Coelho, a Semsa conta com dez unidades de saúde que atendem aos sábados, distribuídas nas zonas distritais de saúde Norte, Leste, Sul e Oeste do município. “São unidades que ofertam a vacinação e todos os demais serviços da atenção primária à saúde em horário ampliado, justamente para assegurar o acesso para usuários e famílias que têm pouca disponibilidade de tempo durante a semana”.
Entre esses estabelecimentos estão a unidade de saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, na Compensa, zona Oeste, e a USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, na zona Norte, que abrem aos sábados, e também aos domingos e feriados, das 8h às 17h. Em outras oito unidades, o atendimento aos sábados ocorre das 8h às 11h.
A população PODE buscar a unidade mais perto de sua casa por meio do link www.Manaus.am.gov.br/Semsa/unidades-basicas-de-saude-ubs/unidades-basicas-de-saude-de-horario-ampliado, com endereços e horários de atendimento de cada local.
Para receber a dose, os usuários devem ir até uma das unidades da Semsa e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de saúde (CNS), e documento comprovando a inclusão entre os grupos prioritários.
Estratégia
A Semsa tem como meta imunizar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos contra a influenza, o equivalente a 90% da população estimada nos três grupos prioritários no município; para os demais, a meta é vacinar 306.249 pessoas. A estratégia segue até o dia 28 de fevereiro de 2026, em Manaus e demais municípios do Norte do país.
Além da aplicação de doses nas unidades de saúde, a Semsa vai ofertar a vacinação em domicílio para pessoas acamadas e promover a busca ativa de usuários dos grupos prioritários para vacinação, entre outras ações para reforço da cobertura vacinal contra a doença.
A vacina Influenza Trivalente, utilizada na estratégia, protege contra três tipos de cepas de vírus: A/Victoria (H1N1); A/Croatia (H3N2); e B/Austria (linhagem B/Victoria).
O imunizante é contraindicado para crianças e pessoas que tiveram anafilaxia em aplicações anteriores. Nos casos de febre ou diagnóstico de Covid-19, a administração deve ser adiada até a recuperação do paciente.
Confira as Unidades de saúde da Família que ofertam vacinação neste sábado, 8/11:
Zona Norte
USF Carmem Nicolau
Rua Santa Tereza D’ávila, s/nº, Lago Azul
Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados
USF Major PM Sálvio Belota
Rua João de Montefusco (antiga rua das Samambaias), 786, Santa Etelvina
Das 8h às 11h
USF Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery (antiga rua 17), 17, núcleo 3, Cidade Nova
Das 8h às 11h
Zona Leste
USF Maria Leonor Brilhante
Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
Das 8h às 11h
USF Alfredo Campos
Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
Das 8h às 11h
USF DR. José Amazonas Palhano
Rua Antônio Matias, s/nº, São José
Das 8h às 11h
Zona Oeste
USF Leonor de Freitas
Avenida Brasil, Compensa II
Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados
USF Deodato de Miranda Leão
Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória
Das 8h às 11h
Zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos
Av. Constantino Nery, s/nº, conj. Chapada, Flores
Das 8h às 11h
USF Rosa Pereira de Almeida
Rua Dona Mimi, s/nº, Morro da Liberdade
Das 8h às 11h
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

