Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver
Amazonas

Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver

1 de outubro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

O espaço oferece aos envelhecentes e idosos melhor qualidade de vida, por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer

Fotos: Jimmy Christian/SeasNo Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º/10), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida é referência em atender o público da terceira idade e proporcionar diversas atividades e serviços. Em meio às dificuldades da vida, o local é um ponto de acolhimento e renovação para diversos idosos que frequentam o espaço.

A idosa Marineide Mota de Oliveira, de 63 anos, diz ter revivido, desde que começou a fazer atividades no Ceci, há nove meses. “Vim de um luto de 3 anos, pela morte do meu esposo, o que me deixou deprimida, sem ânimo, estava à beira de uma depressão”, admite.

Ao chegar no Ceci, por indicação de uma amiga, a idosa diz ter sido acolhida pelo corpo técnico do centro, que lhe envolveu em várias atividades, conheceu novas pessoas, o que tem proporcionado bem-estar e qualidade de vida. Além da hidroginástica, Marineide faz parte do Grupo de Convivência Estimulo Mais. “Me sentia morta e revivi”, sintetiza.

Há dois anos fazendo atividades no Ceci, a idosa Maria de Fátima Dias da Paz, 71, encontrou nas aulas de musculação e hidroginástica uma nova forma de viver e de olhar a vida. Os encontros semanais do Grupo de Convivência Estímulo Mais, do qual participa, tem lhe revigorado.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Segundo a aposentada, o Ceci oferece aos idosos vários benefícios, entre os quais, espaço físico, atividades físicas e culturais variadas, inclusive curso de corte e costura, o qual está fazendo. “Hoje, o Ceci é a minha segunda casa”, assinala.

Aos 72 anos, José Apolinário Lobato afirmou estar fazendo no Ceci, em dois anos, o que não havia feito na vida inteira. “Não cantava, agora canto; não dançava, agora danço; aqui me divirto, também me integro com outras pessoas”, afirma o aposentado, que participa de entretenimentos musicais, toca violão e ainda faz curso bilíngue de espanhol.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

“A chegada da terceira idade nos leva a adquirir consciência para procurar viver em harmonia”, é o que tem feito Luiz Fonseca Oliveira, 64, um dos participantes das aulas de academia e pilates no Ceci.

O idoso atesta que o centro oferece convivência, bem-estar físico, emocional e social. “Recomendo aos idosos a fazerem atividades físicas, caminhadas e cursos, o que gera bem-estar e harmonia, além de melhorar sua vivência e o centro oferece tudo isso”, sintetiza.

proteção social

A secretária da SEAS, Kely Patrícia, destaca que o Centros de Convivência são espaços destinados ao fortalecimento de vínculos da comunidade, incluindo os idosos, e que é por meio do Ceci, que muitos idosos conseguem ter uma qualidade de vida melhor.

“O Ceci Aparecida é um ótimo espaço de integração entre os idosos. É um espaço do Governo do Amazonas que dá oportunidade aos envelhecentes de terem uma vida com mais qualidade, mais saúde e bem-estar, porque os nossos idosos merecem isso”, afirmou.

A diretora do Ceci, Lilian Albuquerque, diz que o equipamento é crucial para o envelhecimento ativo e saudável de seus usuários, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer que promovem a integração social, fortalecem os vínculos de amizades entre eles, seus familiares e a comunidade, além de estimular a autonomia e a qualidade de vida dos idosos e acesso a serviços essenciais de saúde e bem-estar.

“Os Centros de Convivência promovem atividades visando estimular o protagonismo e a capacidade do idoso de tomar decisões, tornando-o mais ativo e autônomo em sua vida”, afirma Lilian Albuquerque.

O Ceci é um dos sete Centros de Convivência criados pelo Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), visando oferecer proteção social básica, bem-estar e a qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos, estão exercícios físicos, esportivos, culturais, cursos de qualificação, além de habilidades como artesanato, instrumentos musicais e prática de jogos.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Jovem talento nos tatames: Aluno do CMPM conquista títulos internacionais e se firma como prodígio no jiu-jitsu

Por administrador
Amazonas

Curso de Defesa Pessoal Feminina reunirá 180 alunas na zona leste de Manaus

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas e famílias do Monte Horebe fecham acordo sobre soluções de moradia definitivas

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima assina ordem de serviço das obras de recuperação viária em Pauini, por meio do Programa Asfalta Amazonas

Por administrador
Amazonas

CIF fiscaliza estabelecimentos de sucatarias no Centro e na zona sul de Manaus

Por administrador
Amazonas

Mobilização do HPS Platão Araújo e FHemoam coleta 39 bolsas de sangue em quatro horas

Por administrador
Amazonas

Amazonastur encerra atividades de 2025 do Fórum Estadual de Turismo

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

Surpresa em dobro: Sejusc beneficia mãe de gêmeas com kits bebê

Por administrador
Amazonas

PC-AM envia efetivo policial, viaturas e equipamentos para reforçar a segurança na 43ª Festa do Guaraná, em Maués

Por administrador

Corpo de Bombeiros celebra 27 anos com expansão histórica, reforço de efetivo e novas estruturas

Por administrador
Amazonas

Setor Primário: Conselhos estaduais destacam avanços e desafios para 2026

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?