Com atuação diversificada, a SEAS administra programas e projetos destinados à população em situação de vulnerabilidade na capital e no interior

Foto: Jimmy Christian/SEAS
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS) celebra o Dia do servidor público, nesta terça-feira (28/10), com ações de valorização e reconhecimento de seus servidores. O órgão tem uma linha de atuação diversificada, por conta dos programas e projetos que administra, como o Auxilio Estadual, Crédito Rosa, Prato Cheio e Dignidade Menstrual.
A secretária da SEAS, Kely Patrícia, parabeniza todos os servidores públicos do Amazonas, em especial os da secretaria. “Agradecemos aos servidores da SEAS, dos mais antigos aos mais jovens, por seguirem nessa jornada. Vocês vivem a assistência social, cuidam, escutam as histórias e acolhem as pessoas que precisam do nosso olhar”, sintetiza.
O supervisor do Prato Cheio do Coroado, Odeneis de Souza Silva, destaca que a unidade serve diariamente 400 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. O servidor se sente privilegiado em servir quem chega ao local, procurando atendê-los da melhor forma possível, garantindo acesso a uma alimentação digna e de qualidade.
“Não só garantimos a alimentação como também acolhemos essas pessoas. É um público que vem aqui quase diariamente, e é assim que a nossa equipe do Prato Cheio tem se portado”, enfatiza o supervisor.
Rotina Diária
Na SEAS há cinco anos, a servidora Michele dos Santos faz parte da equipe técnica que atende os beneficiários do programa Auxílio Estadual, seja tirando dúvidas, auxiliando na entrega dos cartões ou na solicitação de segunda via.

Foto: Jimmy Christian/SEAS
“Saber que estou ajudando essas pessoas não tem preço. Escutamos as histórias e percebemos como o programa muda a vida das famílias”, declara Michele, ao informar que diariamente são realizados, em média, 60 atendimentos de forma presencial, fora o atendimento virtual, somando um total de 300 pessoas por dia.
Atendimento on-line
Ao chegar na SEAS para mais um dia de trabalho, Mirian Costa, que atende no Crédito Rosa, liga o computador para verificar as demandas do programa. O trabalho da servidora é atender mulheres com propostas de financiamentos e esclarecimentos sobre o programa.

Foto: Jimmy Christian/SEAS
“Atendo em média de 15 a 20 mulheres diariamente, de forma virtual, pelo telefone. Muitas demandas vêm do interior do estado, onde o programa tem crescido cada vez mais”, ressalta a servidora pública.
Segundo Mirian Costa, o que lhe motiva a trabalhar no Crédito Rosa é o fato de ser um programa criado para mulheres que querem empreender e estão em busca de independência financeira.
“O objetivo é ajudar essas mulheres a construírem essa independência. Quando uma mulher busca uma linha de financiamento para melhorar a situação dela e o dinheiro sai, é gratificante saber que estamos ajudando a mudar a vida dela para melhor”, conclui a servidora.
Dignidade
Criado pelo Governo do Amazonas em 2021, o Programa Dignidade Menstrual garante o acesso a absorventes higiênicos para meninas e mulheres, de 12 a 50 anos, em situação de vulnerabilidade social. O programa atua no combate à pobreza menstrual e na promoção da dignidade feminina, alcançando usuárias em todas as zonas da capital e no interior por meio da REDE socioassistencial do Estado.
Por trás dessa ação, estão os servidores públicos que fazem o programa acontecer no dia a dia, técnicos comprometidos em identificar e atender quem mais precisa, organizando a distribuição dos kits e orientando sobre cuidados e saúde menstrual.
A coordenadora estadual do programa Samy Carvalho, destaca que o empenho desses servidores é um reflexo do que significa ser servidor público.
“Transformamos políticas em cuidado real e garantimos que cada mulher é menina atendida seja tratada com respeito e igualdade. É gratificante saber que fazemos a diferença na vida das pessoas”, ressalta a coordenadora.
Melhorar serviços
Trabalhar nos bastidores para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos 62 municípios amazonenses é fundamental. No Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS), que faz parte da SEAS, a gerente da Gestão de Informação Débora Mota, que atua há cinco anos no órgão, destaca a importância do trabalho de capacitação de gestores e técnicos da REDE do Sistema Único de assistência social (Suas) para melhorar os serviços à população.

Foto: Jimmy Christian/SEAS
“Gosto do que faço. Exercemos um papel importante nas políticas públicas, acompanhando e orientando para que os serviços de qualidade cheguem à população, apesar de todo o desafio que é a logística territorial do nosso estado”, pontua a gerente.
 
								

 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		