Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Dia Internacional da Mulher: Amazonas apresenta salto de qualidade na Saúde da Mulher
Amazonas

Dia Internacional da Mulher: Amazonas apresenta salto de qualidade na Saúde da Mulher

7 de março de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 1 minuto

Um dos destaques é a redução histórica de 49,2% no índice de mortalidade materna

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

O ano de 2025 iniciou com um dado importante para a saúde da Mulher, que merece ser destacado no mês dedicado ao público feminino: a queda histórica de 49,2% no índice de mortalidade materna no Amazonas, em 2024, comparado com 2023. Trata-se do melhor resultado dos últimos dez anos.Outros avanços importantes nessa área, apontados pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), são o fim da fila para exames de mamografia na regulação e a entrega, na segunda-feira (10/03), pelo governador Wilson Lima, do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu). A unidade, construída ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vai quintuplicar a oferta de conizações, procedimento que trata as lesões antes de se transformarem em câncer de colo de útero.Trata-se de um dos maiores avanços dos últimos tempos para o combate à doença que mais mata mulheres no Amazonas. De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, com a entrada em operação do Cepcolu, a REDE de atenção à mulher passa a ter uma unidade de referência para a prevenção e tratamento das lesões que podem evoluir para o câncer de colo de útero. “O Amazonas terá um equipamento de saúde que vai abranger todo o Estado, funcionando como uma referência importante para essa linha de cuidados que tanto nos preocupa. Isso vai nos permitir uma atenção ainda maior e uma resposta mais eficaz à doença”, afirma a secretária.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

Sobre a queda na mortalidade materna, a secretária diz que esse resultado está relacionado a uma série de ações e investimentos que vêm sendo executados pelo Governo do Amazonas, desde 2019, para reforçar a REDE de assistência materno-infantil. Dentre eles, a melhoria da infraestrutura das maternidades, o aumento da oferta de consultas pré-natal de alto risco nas policlínicas estaduais, qualificação e treinamento das equipes de saúde materno-infantil e adoção de novos protocolos de atendimento.“Graças a esse olhar diferenciado, pudemos promover um cuidado integrado entre o pré-natal habitual e o pré-natal de risco elevado. As grávidas identificadas com risco de complicações recebem atendimento de forma rápida, de maneira que as possíveis situações de agravamento possam ser acompanhadas e tratadas em tempo oportuno, diminuindo e, na maioria das vezes, evitando o risco de complicações que possam evoluir para o óbito materno-fetal”, relata Nayara Maksoud.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

A REDE estadual conta com três ambulatórios de pré-natal de alto risco – na Maternidade Dona Nazira Daou, na zona norte, na Policlínica Codajás, zona sul, e Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Centro. Conta, ainda, com reforço do projeto Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas (Telepnar), para monitoramento de gestantes em áreas remotas e o encaminhamento, se necessário, para maternidades de referência em parto de alto risco na REDE estadual de saúde.A SES-AM também reativou o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal (CEPOMIF) para investigar casos e prevenir novas ocorrências e implementou protocolo que possibilita o aprimoramento contínuo das práticas assistenciais nessa área. No ano passado também implantou a REDE Alyne, uma atualização da REDE Cegonha, programa do governo federal que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, e garantir o cuidado integral a gestantes e bebês.Somam-se às iniciativas, os treinamentos para atualizar e capacitar os profissionais da REDE de saúde, assegurando um atendimento mais qualificado e humanizado às gestantes e puérperas em todo o estado.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

MamografiaEm 2024, o Governo do Amazonas zerou a fila para realização de mamografia, pelo sistema de regulação. Em um ano, as duas Carretas da saúde realizaram 19.186 exames de mamografias em Manaus e em municípios do interior.Desde o ano passado, a SES_AM também vem intensificando a realização de cirurgias ginecológicas agendadas. A intensificação prossegue durante todo o mês de março.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

PC-AM divulga imagens de duas pessoas desaparecidas na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

Preme 2026: ADS encerra recebimento de amostras para análise de produtos que devem compor a merenda escolar

Por administrador
Amazonas

Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida

Por administrador
Amazonas

Campanha Nota Fiscal Amazonense amplia prêmios e realiza próximo sorteio dia 11

Por administrador
Amazonas

Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico

Por administrador
Amazonas

Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador

Por administrador
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa

Por administrador
Amazonas

Amazonas Filarmônica realiza concerto sinfônico no Teatro ICBEU

Por administrador
Amazonas

Arena da Amazônia recebe final 1° Turno do Barezão e Vila Olímpica oferece 100 vagas de defesa pessoal feminina

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas amplia municípios prioritários no combate ao desmatamento e às queimadas

Por administrador
Amazonas

Moradores de Santa Isabel do Rio Negro destacam benefícios garantidos com mais investimentos do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Programa Deep Tech: Fapeam recebe propostas dos interessados até 19 de março

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?