Há 3 minutos
Em 20 modalidades esportivas, mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses participaram do JEAs 2025
FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Está encerrada a 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). Na Arena da Amazônia, o maior evento esportivo a nível escolar do estado, que reuniu mais de 5,4 mil atletas durante os últimos dez dias, conheceu seus últimos campeões na modalidade do futebol de campo. No total, outras 19 modalidades estiveram em disputa, com estudantes de escolas estaduais, federais, municipais e particulares de 42 municípios amazonenses.
As finais do juvenil e infantil masculino do futebol de campo levaram para as arquibancadas da Arena da Amazônia, mais de 500 torcedores, público que reflete, de acordo com a secretária titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o valor do JEAs, que valoriza o esporte enquanto ferramenta pedagógica na formação de cidadãos.
“É um evento gigante. A Secretaria de Educação tem o prazer de, com o apoio do governador Wilson Lima, mobilizar tantos sonhos. O esporte ensina virtudes essenciais para a vida desses jovens, e esse é o nosso principal objetivo. Foi lindo ver toda a dedicação dos alunos, a emoção está estampada no rosto”, ressaltou Arlete, que estava presente no principal palco esportivo do Amazonas.
O secretário titular Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel-AM), Diego Américo, também esteve presente na solenidade de encerramento da 46ª edição do JEAs. A Secretaria de Educação e a Sedel-AM firmaram parceria para a realização da competição esportiva.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarSonhos realizados
Na primeira final do dia, os atletas da Escola Estadual (EE) Benjamin Magalhães Brandão sagraram-se campeões após vencer, por 3×0, a equipe da EE Engº Arthur Soares Amorim. Capitão da equipe e autor de um dos gols da final, o atleta Vinicius Bastos, de 14 anos, falou sobre a concretização do título.
“Treinamos muito, toda semana, nos últimos meses. Tivemos problemas na defesa, mas nosso sistema ofensivo estava muito forte. Muito feliz de sair daqui com o título e fazer um gol em plena Arena da Amazônia. O JEAs é nossa Copa do Mundo”, destacou Vinicius.
Dupla decisiva
Já no juvenil, a vitória por 2×1 da EE Profº Francisco das Chagas Souza de Albuquerque x a EE Profª Adelaide Tavares de Macedo fechou, com chave de ouro, a 46ª edição do JEAs. E a vitória veio com dois golaços incríveis. O primeiro, marcado pelo atleta Paulo Fonseca, de 15 anos, deixou todos de “boca aberta”. Paulo recebeu na entrada da meia-lua, cortou o defensor e bateu forte no ângulo direito do goleiro adversário. Na gaveta. O grito de emoção veio com o alívio da superação, compartilhou o autor do tento.
“Começamos a competição muito mal. Uma derrota, depois um empate. Só vencemos na última partida da fase de grupos, e só nos classificamos devido a uma combinação de resultados. Tivemos ‘sorte’, e prometemos não depender mais dela”, frisou o atleta.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarJá para Ítalo Fonseca, autor do 2º gol, a sensação foi de êxtase após a oportunidade recebida. O atleta falou sobre o sonho de jogar na Arena da Amazônia.
“Eu só tinha assistido partidas aqui. Me imaginava no campo. Hoje pude estar lá, e graças a Deus, ser decisivo. Eu e meus colegas estamos nas nuvens. Fomos os campeões do JEAs dentro da Arena da Amazônia!”, gritou Ítalo, em êxtase.